Montar Uma Bicicleta Fortalece Seu Corpo Superior?

Autor: | Ultima Atualização:

O ciclismo desenvolve a força da parte inferior do corpo.

Você não vai ter bíceps como um fisiculturista depois de alguns passeios de bicicleta. Para obter esse tipo de desenvolvimento muscular, você terá que levantar pesos regularmente e manter uma dieta saudável. Mas andar de bicicleta exercita os músculos da parte superior do corpo de alguma forma, para ajudar a melhorar o equilíbrio muscular e a forma física geral.

Corpo lento

Bicicleta regularmente irá fortalecer os grupos musculares em suas pernas, nádegas e quadris. Especificamente, os músculos primários envolvidos na pedalada são os quadríceps e isquiotibiais na parte superior das pernas e o sóleo e gastrocnêmio nas panturrilhas. Pilotar regularmente, especialmente em um percurso desafiador, fortalece esses grupos musculares da parte inferior do corpo, aumentando seu poder e resistência.

Tronco

Em menor medida, andar de bicicleta também incorpora grupos musculares da parte superior do corpo. Seus músculos das costas e do tronco, por exemplo, são vitais para manter o equilíbrio durante o ciclismo. Músculos em seus ombros, assim como os tríceps e bíceps em seus braços, também ajudam a manter a estabilidade. Mas como o papel desses músculos é principalmente estabilizar o corpo, não impulsioná-lo para frente com força explosiva como os músculos da parte inferior do corpo, andar de bicicleta não é a maneira mais eficaz de desenvolver a força da parte superior do corpo.

Treinamento de resistência

Se você usar uma bicicleta ergométrica, faça um exercício mais completo fazendo exercícios de resistência na parte superior do corpo durante o ciclismo. Por exemplo, alterne fazendo flexões de bíceps e extensões de tríceps enquanto pedalando em um ritmo acelerado. Comece com pesos leves até que você esteja confortável realizando o movimento coordenado. Com o tempo, o treinamento de resistência ajudará a desenvolver músculos em seus braços e ombros. Como benefício adicional, os movimentos da parte superior do corpo ajudarão você a queimar mais calorias do que andar de bicicleta sozinho.

Alternativas

Outra opção é usar uma máquina de exercícios que combina movimentos do tipo pedalada com exercícios na parte superior do corpo. Treinadores elípticos e máquinas de esqui, por exemplo, oferecem uma combinação eficaz de exercícios para os membros inferiores e superiores. Aumentar a configuração de resistência torna o treino mais desafiador, levando a maiores benefícios de condicionamento físico. Por exemplo, uma pessoa que usa um elíptico durante meia hora queima calorias 185, uma melhora significativa em relação às calorias 400 que ela queimaria em uma bicicleta estacionária na mesma quantidade de tempo, de acordo com a Harvard Medical School.