
Quais são as vantagens e desvantagens de manter seu dinheiro em forma líquida?
Manter uma parte do seu dinheiro em forma líquida significa que você terá dinheiro disponível quando precisar. Ativos líquidos incluem dinheiro, bem como dinheiro em contas correntes e de poupança e investimentos que você pode converter em dinheiro de forma relativamente rápida, sem pagar uma multa. Há prós e contras para manter uma grande parte do seu dinheiro em forma líquida, mas encontrar o equilíbrio certo pode ajudá-lo a atingir suas metas financeiras mais rapidamente.
Ponta
Segurando seu dinheiro em forma líquida dá a vantagem de ter prontamente dinheiro disponível para lidar com despesas inesperadas e emergências. A desvantagem é que você perde os benefícios fiscais que pode proporcionar ao seu dinheiro em contas de poupança-reforma.
Definição de Ativos Líquidos
Um ativo é tudo o que você possui que tem valor e pode ser convertido em dinheiro. Inclui o patrimônio de sua casa, bem como objetos de valor, como antiguidades, obras de arte e jóias.
O problema com os ativos de propriedade é que você teria que vender a propriedade para colocar suas mãos em seu valor em dinheiro. Especialmente com imóveis, você pode até perder algum dinheiro se for forçado a vender na hora errada.
Em contraste, os fundos que você tem em contas bancárias e investiu em CDs e contas do mercado financeiro são ativos que podem ser convertidos em dinheiro mais rapidamente. Estes são seus ativos líquidos.
Importância dos Ativos Líquidos
Seus ativos líquidos estão lá para você em caso de uma emergência ou despesa inesperada. Especialistas em finanças dizem que as pessoas que não têm um fundo de emergência líquido são apenas um salário ou dois longe de sérios problemas financeiros. Um conserto de carro ou uma viagem para a sala de emergência não precisa ser um desastre se você tiver alguma economia de líquido para se recuperar. Também evita que você use um cartão de crédito e acumule dívidas desnecessárias.
Quanta liquidez para ter
As opiniões variam muito quando se trata da quantidade de dinheiro que você deve ter em economias líquidas. Uma regra geral que você costuma ouvir é de três a seis meses de suas despesas mensais médias. A especialista em dinheiro Suze Orman leva isso um passo adiante, afirmando que a única maneira de realmente se sentir seguro sobre o risco de estar fora do trabalho devido a perda de emprego ou incapacidade é ter oito a 12 meses de despesas com economia de líquidos.
Desvantagens dos Ativos Líquidos
Os ativos líquidos são bons, mas, como outras coisas, você pode ter uma coisa boa demais. Economias de longo prazo para aposentadoria devem ser mantidas em contas 401 (k) ou IRA para aproveitar os benefícios fiscais. Os ativos dessas contas não são completamente líquidos, pois você pode ser penalizado por saque antecipado, então você ficará menos tentado a tocá-los antes de realmente precisar deles.




