Gatos com excesso de peso são propensos a osteoartrite.
Todos nós já ouvimos o velho ditado, "um gato gordo é um gato feliz". No entanto, os gatos com excesso de peso são propensos a osteoartrite, diabetes tipo 2, problemas cardíacos e respiratórios e câncer abdominal. Dietas de perda de peso podem ajudá-las a alcançar um corpo mais saudável.
Quem precisa de dieta?
É relativamente fácil dizer se o seu gato está acima do peso. Os gatos com excesso de peso podem ter uma bolsa oscilante entre as pernas traseiras ou uma cintura virtualmente inexistente. Você também pode sentir se seu gato está acima do peso. Aperte delicadamente os lados da caixa torácica. Se você não pode sentir suas costelas facilmente, ele provavelmente está acima do peso. Não basta iniciá-lo em uma dieta radical, no entanto. Os felinos são propensos a uma condição hepática chamada lipidose hepática ou “doença do fígado gordo”. A lipidose hepática pode ocorrer quando os gatos param de comer por um período de dias. Qualquer mudança abrupta na dieta pode causar esse período de anorexia e subsequente insuficiência hepática; gatos com excesso de peso são especialmente predispostos a essa condição. Leve o seu gato ao veterinário para um exame físico completo, exames de sangue, incluindo avaliação da tiróide e uma medição precisa do peso antes de iniciar qualquer programa de perda de peso.
Escolhendo o alimento certo
Gatos são carnívoros. Isso significa que seus corpos irão melhor processar e funcionar com uma dieta rica em proteínas e gorduras e pobre em carboidratos. Muitos alimentos secos para gatos contêm mais farinha e açúcar do que alimentos enlatados. A dieta ideal de um gato conterá 35-45 por cento de proteína, em torno de 40 por cento de gordura e uma porcentagem menor de carboidratos. Uma dieta controlada por porções desse tipo deve ajudar seu gato a perder alguns quilos extras. No entanto, enquanto alguns gatos sortudos com excesso de peso podem comer uma variedade de alimentos com alto teor de proteína e baixa caloria, outros, como aqueles propensos a cálculos na bexiga ou que têm diabetes, precisam de dietas especializadas para controlar suas condições médicas. Seu veterinário pode ajudá-lo a decidir qual comida para emagrecer é ideal para o seu gato.
Horário de alimentação
Um estudo da 2011 da Associação para Prevenção da Obesidade em Animais de Estimação descobriu que mais de 50 por cento dos gatos nos EUA estavam acima do peso ou obesos. Alimentação free-range é um dos principais culpados quando se trata de gatos gordos. Quando o seu gato está em uma dieta, ele precisará de mamadas regulares, em porções, duas a quatro vezes ao dia, a fim de atingir suas metas de perda de peso.
Peso ideal
O gato doméstico médio deve pesar entre oito e dez libras. De acordo com a Associação para Prevenção da Obesidade Pet, se o peso ideal do seu gato é 12 libras, ele deve consumir 190 calorias a cada dia. Se é 10 libras, então ele deve comer 170 calorias e assim por diante. É claro que o nível de atividade desempenha um papel na quantidade de comida que seu amigo deve comer. Fique atento e monitore seu peso com pesagens a cada três semanas. Se ele parece estar perdendo peso muito rapidamente, mais de meio quilo a cada três ou quatro semanas, alimente-o um pouco mais. Se ele está ganhando peso, alimente um pouco menos.
Limite Treats
Seu gato pode parecer mais faminto do que o habitual enquanto se ajusta à sua nova dieta para perda de peso, mas não se sinta culpado e não comece a suplementar seus miados com guloseimas. Alguns gatos substituem os alimentos por afeição. Tente acariciar ou brincar com ele em vez de tirar as guloseimas quando ele chora ou implora por comida.