Programas de orientação no local de trabalho proporcionam benefícios aos participantes e à empresa.
Programas efetivos de mentoring no local de trabalho são importantes ferramentas de desenvolvimento de funcionários. Os mentores são funcionários experientes que fornecem conselhos, instruções, apresentações e oportunidades de crescimento e desenvolvimento para funcionários iniciantes ou inexperientes. Os programas bem-sucedidos de mentoria no local de trabalho exigem estrutura, treinamento e atenção contínua para beneficiar os mentores, os protegidos e a empresa.
Planejando um Programa de Mentoring
Antes de implementar um programa de mentoria no local de trabalho, determine se há necessidade e se a gerência o apoiará. Assegure-se de que a orientação contribuirá para os objetivos e estratégias de negócios e que a alta administração participará da orientação e autorizará dinheiro e tempo para isso. Determine as expectativas para o programa e alinhe cuidadosamente o programa de mentoria com os objetivos de negócios da empresa com coisas como uma declaração de filosofia alinhada com a declaração de missão da empresa. Determine o grupo-alvo para orientação, como novos contratados e funcionários que trabalharam com a empresa por dois anos e são identificados para desenvolvimento ou estagiários. Desenvolver um plano de marketing e comunicação para o programa e divulgá-lo no site da empresa e no recrutamento de materiais.
Participantes do Programa de Mentor
Em “Projetando Programas de Mentor no Local de Trabalho”, Tammy Allen e Lisa Finkelstein explicam que os programas de mentores com mentores voluntários parecem ter um efeito mais positivo sobre os protegidos do que aqueles onde os mentores são obrigados a participar. Tornar a participação em seu programa de orientação profissional voluntária ou involuntária depende dos objetivos do programa. Por exemplo, um programa de mentores para novos contratados para apresentá-los à cultura da empresa, a indústria na qual a empresa faz negócios e fornecedores e clientes pode ter mais sucesso como programa obrigatório, enquanto um programa para ajudar os funcionários que querem avançar em suas carreiras. pode ser mais eficaz se oferecido voluntariamente a funcionários motivados.
Treinos
Incorporar o treinamento em seu programa de orientação profissional para preparar mentores e protegidos e apoiar a estrutura e organização do programa. Treinar sobre tópicos básicos como o que é mentoria e o que não é, os objetivos do programa de mentoreamento, os papéis dos mentores e dos protegidos, a estrutura e os limites do relacionamento e como dar e receber feedback efetivo. Também inclui treinamento sobre os objetivos específicos e a estrutura do programa de mentoria, tais como como usar ferramentas de mentoring como bancos de dados e sistemas da empresa, como participar do programa e como usar os recursos.
Monitore e avalie
Inclua monitoramento e avaliação contínuos para garantir que os participantes estejam satisfeitos com seu progresso, para avaliar a eficácia e o progresso em direção aos objetivos do programa e para obter informações sobre como fazer melhorias. Use as pesquisas dos participantes, um coordenador do programa para fazer o check-in com os participantes e a manutenção de registros, como listas de participantes e listas de verificação de atividades de orientação.