A pose do triângulo não é exclusiva do Bikram.
O yoga de Bikram, comumente apelidado de "yoga quente" por sua prática de bombear a temperatura ambiente para um excesso de graus 100, constrói suas bases nas posturas 26. Entre eles está a postura crucial do Triângulo, ou Trikanasana. De acordo com os fundadores da Bikram, a postura de Triângulo de corpo inteiro flexiona e fortalece as vértebras inferiores, pois estimula a respiração e a circulação adequadas. Para colher todos os benefícios da Trikanasana, você deve praticar a forma adequada da cabeça aos pés.
Basics
Comece por ficar de pé com as costas e o pescoço estendidos, com os braços totalmente estendidos para os lados na altura dos ombros e com as pernas ligeiramente mais largas do que a largura dos ombros, com os pés apoiados no chão. Nesta postura, seu corpo se parece com um tipo de estrela. Com o pé direito, dê um grande passo para o lado direito com o joelho dobrado em um ângulo de 90, de modo que o tornozelo fique diretamente sob o joelho. Aponte os dedos para o lado direito. Estenda a perna esquerda para o lado esquerdo em um ângulo diagonal com os dedos apontando para a frente e para a sola lisa. Gire suavemente seus braços, levantando seu braço esquerdo e seu braço direito até que fiquem verticais. Simultaneamente, traga o tronco para a perna direita e toque o chão com as pontas dos dedos da mão direita, com a palma voltada para fora. Segure o braço esquerdo para cima e totalmente estendido - com a palma voltada para fora, exatamente como a mão direita - e vire a cabeça, olhando para as pontas dos dedos. Mantenha o 30 em 60 segundos, retorne à posição inicial e repita no outro lado.
Tronco
Toque o chão apenas delicadamente com as pontas dos dedos; não pressione os dedos ou a mão no chão. Seu cotovelo não deve ultrapassar o joelho. No final da pose, seus braços devem estar perpendiculares. Mantenha a coluna reta e os braços retos até dobrar o tronco. Ao girar os braços, pense em replicar o movimento suave e amplo de um moinho de vento. Mantenha seus músculos abdominais envolvidos durante todo o movimento.
Corpo lento
Distribua seu peso uniformemente pelos dois pés - evite um pé sobre o outro. Para essa postura, pense em sua parte inferior do corpo como uma base sólida e ponderada para a parte superior do corpo. Mantenha a perna esquerda esticada e evite afundar o joelho direito a qualquer momento durante a Tricanasana. Em todos os momentos, mantenha as solas dos pés firmemente pressionadas contra o chão.
Mais dicas sobre o Bikram
Se você não pode realizar este alongamento em toda a sua profundidade, não se preocupe. Concentre-se em pregar a postura e a forma corretas em vez de esticar excessivamente; com o tempo e a prática, você desenvolverá a capacidade de alongar-se ainda mais, mas primeiro precisará construir uma base sólida. Se você estiver em uma aula, não se preocupe com o que seus colegas estão fazendo; Limpe sua mente antes de iniciar a prática de yoga e concentre-se inteiramente no que está acontecendo com seu corpo. Não se preocupe, coça ou limpe o suor entre as posturas. Ao sair da pose triangular, sinta o sangue correndo pelo seu corpo e se concentre na quietude completa. Respire regularmente e profundamente durante todo o seu programa de yoga.