Hora Padrão Para Responder A Uma Oferta De Emprego

Autor: | Ultima Atualização:

Não se estresse sobre sua oferta de emprego - você pode empregar várias estratégias de comunicação antes de tomar a decisão.

Receber uma oferta de emprego pode ser excitante - ou extremamente angustiante. Pode ser uma ótima oportunidade, mas talvez você não esteja pronto para se comprometer com uma importante decisão de carreira (e quando você é casado, suas escolhas de trabalho também afetam seu marido!). Por um lado, você não quer ser rude com o seu potencial empregador ou até perder a oportunidade, mas, por outro lado, não quer assumir um compromisso prematuro. Embora não haja tempo padrão para responder a uma oferta de emprego em todos os setores, você pode tomar algumas decisões inteligentes que garantam que você esteja lidando com a situação de maneira responsável e de acordo com seus interesses.

Sabendo o que os empregadores estão pensando

A maioria dos empregadores fornece um prazo de resposta quando eles oferecem um emprego. Prazos variam dependendo da indústria, a qualidade do pool de candidatos e como imediatamente o empregador precisa preencher a posição. Se você é o principal candidato e não pode responder antes de um prazo, os empregadores podem estar dispostos a atender às suas necessidades, porque eles não querem perder você. No entanto, eles ainda têm suas próprias necessidades e prazos e não vão necessariamente se dobrar para você. Quando você está considerando uma oferta de emprego e como e quando responder, coloque-se no lugar do empregador. Você ainda deseja se contratar com base em como está respondendo à oferta?

Reconhecendo a oferta

Você não anuncia sua decisão imediatamente, mas é sempre cortês deixar que seu possível empregador saiba que você recebeu a oferta. Faça isso o mais rápido possível - como no próximo dia útil. Uma boa regra é responder com o mesmo modo de comunicação que você usou ao longo do processo de inscrição. Agradeça ao empregador pela oportunidade e reconheça que você entende os termos da oferta - ou peça esclarecimentos, quando necessário. Se o empregador tiver fornecido um prazo de resposta razoável, indique que você aceitará ou recusará o trabalho até lá. Se o empregador não tiver especificado um prazo, peça um.

Aceitando a oferta

Quando você souber que está pronto para mergulhar em sua nova carreira, ligue assim que possível. Você não precisa esperar até o prazo final. Tente falar com seu contato pessoalmente em vez de deixar uma mensagem ou e-mail. Imediatamente depois, envie uma confirmação por escrito, repetindo os termos exatos da oferta (como salário e data de início) apenas para garantir que todos estejam limpos. Você pode enviar um email se esse tiver sido seu principal modo de comunicação, mas uma cópia impressa é mais formal. Depois de aceitar a oferta, retire a consideração de outras posições para as quais se candidatou.

Recusando a Oferta

Se você decidiu que não deseja o emprego, ainda é cortês responder à oferta com um declínio educado, antes ou no prazo especificado, quando aplicável. Você nunca sabe - você pode estar batendo na porta do empregador no futuro, e você não quer queimar nenhuma ponte. Ligue primeiro e depois envie uma carta formal.

Solicitando uma extensão

Em alguns casos, você verá que um empregador fornece um prazo de resposta que você simplesmente não pode cumprir. Se você precisar de mais tempo, peça uma extensão. Não espere até o último minuto para fazer essa solicitação; o momento apropriado para perguntar é quando você reconhece a oferta pela primeira vez. Dê uma razão específica para a necessidade de uma extensão e ofereça um prazo alternativo. Não há problema em mencionar que você está esperando para ouvir sobre outro trabalho específico para o qual você entrevistou, mas não é profissional indicar que você está apenas esperando por uma oportunidade melhor. É melhor negociar uma extensão pelo telefone e depois seguir com um email.

Considerações éticas

Mesmo se você estiver sentindo a pressão para responder a uma oferta, nunca aceite a menos que esteja disposto a se comprometer com ela. Se você aceitar o trabalho verbalmente ou por escrito, estará vinculado ao seu compromisso, mesmo que não tenha assinado um contrato. Retirar-se é chamado de reneging e é antiético no campo profissional. É por isso que é importante desistir do processo de procura de emprego depois de aceitar uma oferta.