Spina Bifida Em Gatinhos Manx

Autor: | Ultima Atualização:

O clássico Manx.

Até mesmo pessoas que não conhecem gatos reconhecem a raça sem cauda do Manx. A ausência do gato resulta de uma mutação genética causada por um período de endogamia na Ilha de Man. Às vezes, essa falha causa espinha bífida ou uma espinha dorsal exposta. Esse defeito faz parte da "Síndrome de Manx".

Síndrome Manx

"Síndrome de Manx" refere-se a uma série de distúrbios que afetam a raça. Além da espinha bífida, estas incluem vértebras fundidas, encurtadas ou ausentes; malformação dos ossos pélvicos ou sacrais; e pernas traseiras paralisadas. Por causa desses defeitos congênitos, os gatos afetados podem não ser capazes de controlar suas bexigas e intestinos. Eles também podem sofrer de constipação. Gatos menos afetados podem andar, mas têm um estranho andar de coelho nas costas. Gatinhos com síndrome de Manx geralmente são eutanasiados. A mãe Manx normal e os pais que produzem os gatinhos "Síndrome de Manx" devem ser retirados do viveiro de reprodução para reduzir a chance e a mágoa de produzir mais gatinhos com essa aflição.

Espinha bífida

Gatinhos com espinha bífida desenvolveram vértebras de forma inadequada em suas espinhas. Pode variar de uma deformidade grave, em que a eutanásia é a única alternativa humanitária relativamente menor, perceptível apenas como uma ligeira fricção na parte traseira. Na maioria dos casos, é óbvio que a medula espinhal é exposta quando o gatinho nasce. Se o cordão não estiver completamente exposto, você notará problemas dentro de algumas semanas, quando os gatinhos começarem a andar. Em casos menos graves, um veterinário pode confirmar a espinha bífida através de raios-X.

Gatinhos

Os gatos Manx geralmente têm ninhadas menores que os gatos comuns, talvez dando à luz apenas dois ou três gatinhos. Pode ter havido gatinhos adicionais no útero, mas esses gatinhos eram homozigotos - herdando o gene Manx da mãe e do pai. Esse defeito genético faz com que os fetos morram precocemente em seu desenvolvimento. Gatinhos sobreviventes são heterozigotos, com apenas um gene Manx. Eles não estão fora das madeiras ainda. Estes são os gatinhos que podem ter síndrome de Manx.

Comprando um gatinho

Se você está no mercado para um gatinho Manx, um criador respeitável geralmente não vai deixar você levar seu gatinho para casa antes que ele atinja a idade de 4 meses. Isso porque, enquanto a espinha bífida é geralmente óbvia logo após o nascimento, nem sempre é o caso. Alguns sintomas não aparecem até que um gatinho atinja a marca do mês 4, embora este início tardio geralmente signifique dificuldades na marcha.