Sinais E Sintomas De Infecção Do Trato Urinário Em Gatos Fêmeas

Autor: | Ultima Atualização:

Gatos fêmeas apresentam maiores riscos de infecção da bexiga do que gatos machos.

Se o seu gatinho estiver indo para a caixa de areia mais do que o habitual e parecer deprimido Não é provável que ela tenha invadido sua geladeira e assistido um filme de garota - ela pode ter uma infecção da bexiga. Leve-a ao veterinário para que um teste de urina uma vez por ano seja seguro.

Sintomas

Sintomas comuns que seu gatinho pode apresentar se tiver desenvolvido uma infecção do trato urinário incluem dificuldade de ir ao banheiro, passar mais tempo na cama caixa e indo para a caixa de areia muito mais frequentemente do que o habitual. Às vezes, o sangue na urina pode estar presente ou a urina pode ter um odor excepcionalmente forte. Como as infecções do trato urinário podem ser dolorosas, o gato também pode apresentar alterações de comportamento, incluindo depressão, letargia e diminuição do apetite.

Fatores de risco

Embora gatos machos e fêmeas possam desenvolver infecções da bexiga, as fêmeas têm um fator de risco mais alto para estas infecções, segundo o site do veterinário Eric Barchas. Se seu gato está com excesso de peso ou tem uma condição médica existente, como diabetes, doença dental ou uma condição que pode afetar seu sistema imunológico, ela também pode ter um risco maior de desenvolver infecções da bexiga. Alguns gatos ainda desenvolvem infecções do trato urinário, apesar de não se enquadrarem em nenhuma dessas categorias de alto risco. Assim, mesmo que seu gato esteja saudável e em boa forma, ainda é possível que ela desenvolva uma infecção da bexiga em algum momento de sua vida.

Uma viagem ao veterinário

Tenha em mente que é comum que você animais de estimação para disfarçar qualquer dor que eles estão sentindo o maior tempo possível. No momento em que os sintomas de uma infecção da bexiga em gatos do sexo feminino são perceptíveis, a infecção pode ser grave e dolorosa. Infecções avançadas da bexiga podem afetar os rins também. É por isso que é tão importante levar o seu gato ao veterinário assim que ela apresentar quaisquer sintomas de infecção do trato urinário, para que possa começar o tratamento e sentir-se melhor imediatamente.

A Importância de um Teste de Urina Anual

Como os gatos podem ter uma infecção do trato urinário sem apresentar sintomas, os veterinários recomendam um teste de triagem de urina uma vez por ano. Este teste pode ser realizado quando ela faz o exame anual e também vacinas. Se o seu gato tiver um aumento nos fatores de risco, ela pode precisar ter sua urina testada com mais frequência, como a cada seis meses. Se seu gato é diagnosticado com uma infecção da bexiga, a boa notícia é que sua infecção provavelmente irá esclarecer em nenhum momento com antibióticos prescritos e abundância de cuidado amoroso extra.