Causas Da Negatividade No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

A negatividade no trabalho diminui a satisfação no trabalho.

A negatividade do local de trabalho e a redução resultante no trabalho em equipe, satisfação no trabalho e produtividade custam às empresas bilhões de dólares por ano. O custo de contratar e treinar novos funcionários é, por si só, um enorme custo para muitas empresas. Em um clima de negócios competitivo, um negócio que pode identificar e lidar com a negatividade e diminuir seus efeitos tem uma vantagem competitiva. Há diversas causas básicas a serem consideradas nessas atitudes quando você tenta virar as sobrancelhas de cabeça para baixo.

Algumas más maçãs

Como os funcionários fazem negócios, a negatividade é um problema pessoal. Muitas vezes, alguns funcionários geram uma negatividade altamente contagiosa no local de trabalho. Às vezes, a causa será algo com o qual você pode ajudar diretamente o funcionário a lidar. Outras vezes, o funcionário pode ter um evento significativo na vida e pode se beneficiar de um dia de folga extra. Coisas tão simples como um conflito de personalidade entre pares ou em relações de supervisor / subordinado podem gerar negatividade que se espalha para toda a equipe.

Estresse

O estresse no trabalho é um fator que contribui para a negatividade. Cumprir prazos, sejam eles realistas ou não, pode levar a uma tensão e a um sentimento esmagador. Muitas vezes, um funcionário desistirá de cumprir um prazo, considerando-o inalcançável e infectará sua equipe com o erro negativo. Funcionários colocados em posições que exigem habilidades diferentes do que o empregado possui, com pouca esperança de avanço ou melhor colocação, podem levar à insatisfação com a infecção. As vendas da comissão também podem levar a tensão e negatividade entre os funcionários de alto desempenho e aqueles que não cumprem os padrões de vendas. Os funcionários que se sentem pressionados pela baixa segurança no emprego são, com frequência, mais negativos em relação a uma empresa do que aqueles que sentem que a empresa vai investir neles por um tempo considerável.

Comunicação pobre

A má comunicação entre a gerência e a equipe pode causar negatividade. Quando a gerência falha em explicar cuidadosamente as expectativas ou falha em explicar como uma atividade leva a empresa para mais perto de cumprir sua declaração de missão, os funcionários podem se sentir desprivilegiados e negativos. Mudanças radicais frequentes ou programas destinados a consertar os problemas de uma empresa podem levar a muitos desses mesmos problemas, já que os funcionários muitas vezes resistem às mudanças e podem perder a confiança nas novas iniciativas, sabendo que logo serão substituídas pela próxima novidade. Os gerentes que deixam de oferecer feedback positivo quando são devidos ou que oferecem feedback negativo freqüente ou questionável criam uma sensação de "nós versus eles", o que leva à ansiedade e à negatividade. Os funcionários que não sentem que suas opiniões são ouvidas ou apreciadas podem se tornar apáticos e negativos.

Compensação

A compensação pode se tornar uma causa substancial de negatividade no local de trabalho quando os valores salariais são compartilhados livremente. Isso geralmente se aplica à administração assalariada que recebe bônus substanciais e altamente divulgados bem além do valor pago aos funcionários nominais. O sucesso corporativo que não gera aumento de remuneração ou participação nos lucros pode levar à frustração e à negatividade. Mesmo as diferenças no nível de remuneração de diferentes tipos de trabalho também podem contribuir para a negatividade. Por exemplo, o nível de esforço físico necessário para um CEO de fábrica é consideravelmente menor do que um empregado trabalhando em uma linha de montagem. Alguns igualam o valor de um trabalho pelo esforço exudado, e quando um trabalho com mais esforço percebido paga menos do que aqueles com menos esforço percebido, a negatividade pode resultar.