Os Direitos Dos Funcionários Não-Sindicalizados Para Ter Um Colega De Trabalho Presente Em Uma Reunião Disciplinar

Autor: | Ultima Atualização:

Muitos funcionários não-sindicalizados não sentem que precisam de um colega de trabalho para estar presente durante uma reunião disciplinar.

Embora o presidente dos EUA não determine se um funcionário não sindicalizado pode ter um colega de trabalho presente durante uma reunião disciplinar, os direitos desse funcionário podem depender de quem está sentado atrás da mesa no Salão Oval. Os direitos de um funcionário não-sindicalizado - e, um funcionário do sindicato, para esse assunto - geralmente coincidem com o fato de um democrata ou um presidente republicano estar no cargo.

Lei federal

A Seção 7 da Lei Nacional de Relações Trabalhistas garante os direitos dos funcionários a atividades concertadas. A lei não declara especificamente que tanto os funcionários sindicalizados quanto os não sindicalizados são cobertos, mas o faz, de acordo com o Conselho Nacional de Relações Trabalhistas dos EUA. O NLRB é a agência federal independente que aplica o NLRA. A Seção 8 da NLRA afirma que os empregadores não podem interferir entre os direitos dos empregados e as leis que dizem que os trabalhadores podem se engajar em atividades conjuntas ou buscar representação sindical.

Direitos Weingarten

Quando um funcionário encontra seu gerente, supervisor ou até mesmo alguém do departamento de recursos humanos, essa reunião pode resultar em ação disciplinar. Ou, a reunião pode se tornar um passo investigativo sobre o papel do funcionário em um problema no local de trabalho. Funcionários da União têm os chamados "direitos Weingarten", com base em um caso da Suprema Corte dos Estados Unidos, NLRB v. J. Weingarten, Inc. O NLRB aplicou Weingarten em vários casos para determinar se os funcionários podem ter apoio para apoiá-los durante uma conferência para ação disciplinar ou investigação. A partir de abril 1975, um funcionário do sindicato tem o direito de ter um de seus colegas de trabalho participando da reunião, mas um funcionário não-sindicalizado não é. Funcionários não-sindicalizados não podem ter um colega de trabalho presente durante uma reunião disciplinar, com base em uma reversão 2013 de um caso 2004 que desafiou o caso da Suprema Corte 2000. A partir de abril 1975, Weingarten não foi contestada desde que 2013 decisão durante uma administração republicana.

A mudança é constante

No caso de Weingarten, o tribunal decidiu que os funcionários do sindicato podem ter um colega de trabalho durante um interrogatório. O tribunal também decidiu que o NLRB poderia decidir se esse direito se aplica a funcionários sindicalizados ou não sindicalizados, ou a ambos. A estrutura do NLRB e como as nomeações presidenciais afetam o conselho são elementos-chave para entender por que os direitos do Weingarten dos funcionários não-sindicalizados não são constantes. Portanto, a resposta se um funcionário não sindicalizado pode ter um colega de trabalho presente durante uma reunião disciplinar é: "Depende".

Composição NLRB

O mais alto nível do NLRB compreende cinco assentos presidenciais para mandatos de cinco anos, sujeitos à confirmação do Senado. As datas de vencimento são escalonadas, de modo que há diversidade entre as perspectivas dos membros do conselho, mas continuidade nas práticas do NLRB. Os democratas são mais propensos a impor regras que favoreçam os trabalhadores e os republicanos provavelmente imporão regras que favoreçam os negócios. O controle do NLRB muda de acordo com a administração no escritório; portanto, as decisões que podem afetar os direitos de funcionários não-sindicalizados e funcionários de sindicatos mudam, dependendo de quem está no cargo e se o NLRB tem algum caso que desafie os direitos da Weingarten.

Aplicação Weingarten

O NLRB tem o poder de aplicar a Weingarten, e de acordo com a qual a parte controla o conselho, isso pode resultar na aplicação da Weingarten para funcionários sindicalizados e não-sindicalizados, ou para apenas funcionários do sindicato. Quando os democratas controlam o conselho, a aplicação do Weingarten provavelmente se aplicará a empregados sindicalizados e não-sindicalizados; durante uma administração republicana, geralmente se aplica a apenas trabalhadores sindicalizados. Mas tudo depende se os direitos da Weingarten são desafiados durante cada administração e quem está no controle da diretoria.