Responsabilidades Dos Diretores De Uma Diretoria Do Banco

Autor: | Ultima Atualização:

Os diretores são os principais líderes de um banco.

Os proprietários de um banco são seus acionistas. Eles contratam empresas qualificadas e pessoas financeiras para serem membros do conselho de administração do banco. Os diretores gerenciam o banco, mas você provavelmente não os verá quando estiver lá para fazer um depósito ou perguntar sobre sua conta. Eles contratam os funcionários e outros funcionários que lidam com os negócios do dia-a-dia. Os diretores também se certificam de que o banco segue as regras e é o lugar para o qual os consumidores e empresas irão para suas necessidades bancárias. No caso de bancos menores, alguns dos acionistas também podem ser diretores.

Gestão de Risco

Os diretores estabelecem as políticas do banco para fazer empréstimos e investir em títulos. Eles vêem que o banco cria e mantém um manual de crédito para orientação dos agentes de crédito e comitês de crédito. O manual deve estar em conformidade com os regulamentos bancários e com a política de crédito do banco. Da mesma forma, o conselho define a política de investimento do banco e garante que os membros da equipe estejam atualizados sobre as políticas que afetam seu trabalho. Auditores internos examinam as atividades de crédito e investimento e reportam ao conselho. No caso de bancos menores, o conselho de administração também pode funcionar como comitê de crédito para aprovar empréstimos maiores.

Conformidade Regulamentar

Bancos de todos os tamanhos são examinados de tempos em tempos pelos reguladores dos bancos estaduais ou federais. Os diretores são responsáveis ​​por garantir que o banco esteja sempre em conformidade com as leis e regulamentações bancárias. Quaisquer deficiências encontradas pelos examinadores devem ser corrigidas imediatamente. Em tais situações, um diretor levaria um comitê para coordenar com o departamento apropriado do banco para fazer as correções necessárias. Quando as correções são feitas, o diretor informa isso ao conselho.

Deveres Fiduciários

Cada diretor do banco tem um dever fiduciário - uma relação ética de confiança - com os acionistas do banco. As descrições tradicionais são deveres fiduciários de cuidado, boa fé e lealdade. Os diretores têm a obrigação de monitorar a administração e os funcionários do banco para detectar e prevenir quaisquer violações legais. Os contratos dos diretores normalmente dão a eles direitos de indenização e imunidade de danos monetários em casos de ações judiciais. Além disso, relatórios gerenciais periódicos para a diretoria, preparados por especialistas externos, podem assegurar aos diretores que eles satisfizeram as obrigações decorrentes de suas obrigações fiduciárias.

Supervisão de funcionários do banco

Os diretores devem tentar empregar profissionais do setor bancário com anos de experiência, particularmente em certas especialidades, como empréstimos, marketing, contabilidade e administração geral. Eles devem garantir que os oficiais e supervisores possam executar as políticas do conselho nos vários departamentos do banco. O conselho normalmente avalia o desempenho do diretor executivo e de outros diretores. Eles monitoram relatórios sobre o desempenho de oficiais subalternos, as taxas de rotatividade de pessoal e a condução da atividade de recursos humanos.