As bicicletas reclinadas costumam ser mais confortáveis do que as bicicletas eretas.
Uma bicicleta reclinada oferece um exercício semelhante a uma bicicleta tradicional, mas é mais baixa no chão e tem um assento com as costas. Isso faz com que seja uma boa escolha para pessoas com limitações físicas que dificultam o ciclismo regular. Também é uma boa forma de exercício para quem quer queimar calorias e construir músculos. Tomar as devidas precauções de segurança é importante para maximizar o seu treino e prevenir lesões.
Equipamento de segurança
Tal como acontece com uma bicicleta na posição vertical, usar um capacete é importante. Embora o risco de cair da bicicleta seja menor, acertar a cabeça se isso acontecer pode resultar em ferimentos graves. Geralmente, uma queda de uma bicicleta reclinada resulta em arranhões e cortes, em vez de ossos quebrados ou ferimentos na cabeça, embora parar com os pés possa causar um tornozelo quebrado. O uso de cotovelo, pulso e joelheiras ajuda a protegê-lo de erupções cutâneas e pode reduzir o risco de uma torção, caso você caia.
Preparação
Não preparar a sua bicicleta reclinada antes de uma viagem pode resultar em avarias ou problemas que possam causar ferimentos. Verifique a pressão dos pneus antes de atingir o caminho com um manômetro. Certifique-se de que a alavanca de liberação do pneu dianteiro esteja no lugar para evitar a perda de uma roda ao andar. Lubrifique suas engrenagens e correntes regularmente para garantir que funcionem corretamente cada vez que você der uma carona na sua bicicleta reclinada. Acrescente um espelho virado para trás à sua bicicleta para que você possa observar carros e outros motociclistas vindo de trás de você. Isso permite que você fique longe de veículos mais rápidos sem ter que tirar os olhos do caminho à sua frente.
Visibilidade
Bicicletas reclinadas ficam mais abaixo do solo do que uma bicicleta ereta, o que significa que alguns motoristas podem ter problemas para vê-lo, especialmente se estiverem dirigindo um veículo que fica no alto. Permaneça em ciclovias marcadas ou em trilhas do parque para evitar um acidente. Se você andar de noite, aplique tiras refletoras na sua roupa e uma luz na sua bicicleta. Isso permite que carros e outros motociclistas vejam você, o que reduz drasticamente a chance de você ser atingido. Uma bandeira alta presa na parte traseira de sua bicicleta reclinada é outra boa maneira de alertar carros para a sua presença.
Equitação
Como acontece com qualquer tipo de bicicleta, a consciência é fundamental quando se monta sua bicicleta reclinada. Fique atento ao tráfego ao seu redor para que você possa parar ou dirigir em uma direção diferente, se necessário. Antes de mudar de faixa ou virar, verifique seus espelhos em busca de carros ou outras bicicletas e use sinais manuais para que os outros saibam em que direção você está indo. Mantenha os pés firmemente plantados nos pedais da bicicleta reclinada para evitar que um pé seja sugado para trás, o que pode causar ferimentos. As bicicletas reclinadas costumam ser mais rápidas do que as bicicletas verticais, mas observe o limite de velocidade em sua área e evite ir muito rápido, o que aumenta o risco de lesões se você cair ou bater.