Como Pode A Falta De Cooperação Afetar A Produtividade Em Um Ambiente De Trabalho?

Autor: | Ultima Atualização:

Ignorar as necessidades dos outros aumenta a frustração.

Não há nada mais irritante do que um colega de trabalho teimoso que se recusa a ajudá-lo. Mas quando os colegas não estão dispostos ou são incapazes de trabalhar efetivamente juntos no local de trabalho, isso também inevitavelmente destrói a produtividade e a moral. A falta de cooperação pode levar a ressentimentos, custos excessivos, perda de negócios e uma deterioração da cultura no local de trabalho.

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é essencial não apenas para agrupar projetos, mas também para manter um ambiente de trabalho global produtivo. Todos os funcionários estão conectados de uma forma ou de outra, onde o desempenho de um indivíduo ou a falta de desempenho afeta os outros. Por exemplo, uma recepcionista que não der a um vendedor uma mensagem telefônica corre o risco de perder uma venda para a empresa. Um copywriter que não consegue transformar em script de publicidade para um designer gráfico mantém a criação de um anúncio destinado a gerar negócios. Toda vez que um funcionário deixa de cumprir suas responsabilidades de trabalho cooperativo, ele tem um impacto negativo na produtividade.

Planejamento de Projetos

O planejamento de projetos bem-sucedido requer cooperação completa de todos os membros da equipe para que seja eficaz. Projetos mal planejados ou executados podem romper um orçamento, estourar prazos e potencialmente custar dinheiro aos negócios. Um único membro da equipe que não está cooperando ou carregando seu peso pode interromper o progresso e reduzir a produtividade. Mesmo que os colegas de trabalho tentem aceitar a falta de colegas não-cooperativos, sobrecargas de trabalho pesadas e ressentimento e frustração podem afetar a qualidade e quantidade do trabalho produzido.

Compartilhamento de informações

Compartilhar informações e recursos em uma empresa ajuda a construir um ambiente cooperativo, enquanto a falta de vontade de colaborar com a retenção de informações pode diminuir a produção de trabalho. Por exemplo, se você perceber que um colega está com dificuldades para aprender um novo programa de computador no qual é proficiente, mas não oferece ajuda, o tempo gasto por esse funcionário reduz sua eficácia em seu trabalho. Da mesma forma, se um colega tiver tempo livre no final da jornada de trabalho, mas se recusar a ajudar os membros da equipe a cumprir um prazo de impressão, a inação resultará em perda de tempo e aumento de custos para a empresa.

Os gerentes podem contribuir para a perda de produtividade por meio de comportamentos não cooperativos também. Por exemplo, um gerente que não está disposto a fornecer tempo, recursos ou orientações necessárias para ajudar um funcionário a desempenhar melhor seu trabalho prejudica a eficácia geral do negócio. Além disso, um gerente que permite que a falta de colaboração entre colegas e membros da equipe seja desavisada, inadvertidamente, contribui para a diminuição da produtividade ao não abordar a situação não cooperativa para começar.