O teste de drogas impede o uso de drogas no local de trabalho, mas vem com controvérsias.
A cada ano, o abuso de drogas e álcool custa aos empregadores cerca de US $ 100 bilhões em perda de produtividade, de acordo com um relatório da Universidade de Santa Clara. O problema é tão desenfreado que as empresas estão seguindo o exemplo dos militares dos EUA e impondo testes aleatórios de drogas para garantir que eles empreguem candidatos livres de drogas. Mas esse processo viu sua parcela de controvérsias. Muitos funcionários acham que testes aleatórios de urinálise são uma invasão de privacidade. Alguns até se recusam a fazer o teste, o que pode levar ao seu término. Este debate acalorado causou tensão na força de trabalho, deixando os líderes empresariais para contemplar os prós e contras de testes aleatórios de drogas.
Empregados limpos
A Administração de Serviços de Abuso de Substâncias e Saúde Mental estima que dos 20.3 milhões de adultos dos EUA classificados como portadores de transtornos de uso de substâncias na 2008, quase 16 milhões estavam empregados em período integral ou parcial, de acordo com um relatório da CNNMoney. A maior vantagem do teste de urinálise é que as empresas podem filtrar esses usuários de drogas. E como os testes aleatórios de urinálise podem ser feitos a qualquer momento e com pouca antecedência, os funcionários não podem planejar com antecedência para trapacear o teste.
Melhor ambiente de trabalho
A realização de testes aleatórios de urinálise indica algo sobre a empresa. Ele informa aos funcionários que certos padrões de conduta e desempenho serão cumpridos. A implementação de uma cultura livre de drogas reforça um sistema de valores que pode permear todos os níveis da empresa. Também reduz o risco de que os usuários de drogas se machuquem ou trabalhem, cometam erros que possam prejudicar a empresa e sua reputação, além de roubar propriedade da empresa para sustentar seus hábitos de uso de drogas. Algumas empresas relataram quedas percentuais de 50 em acidentes relacionados a medicamentos e encolhimento de estoques após a implementação de testes aleatórios de drogas.
Dispendioso
Tal como acontece com todos os programas, existem desvantagens para testes aleatórios de urinálise. Por um lado, não é barato. O custo de conduzir um programa aleatório de análise de urina varia, mas o custo pode variar de $ 20 a $ 35 por teste. Sabe-se que as empresas administraram testes de drogas 28,000 em um ano, portanto o custo pode aumentar rapidamente. Os empregadores e proprietários de empresas devem considerar muitos fatores em relação à despesa. Eles devem decidir se os benefícios tangíveis e intangíveis de testes aleatórios de urinálise superam o custo do programa.
Privacidade
Outra desvantagem potencial do teste aleatório de drogas é a ideia de que isso constitui uma violação de privacidade e, portanto, pode contribuir para reduzir o moral dos funcionários. Muitos funcionários podem se sentir violados quando solicitados a fornecer uma amostra de urina. Alguns podem achar que estão sendo injustamente selecionados, não importa o quão equitativamente os testes sejam administrados. Outros podem temer que os testes levem a resultados imprecisos. Esses tipos de preocupações dos funcionários são especialmente problemáticos para empresas que começaram a implementar testes de drogas.