Praticando o yoga de Bikram deve ser um desafio, mas nunca doloroso.
A maioria das práticas de yoga é suave, calmante e relaxante, mas o yoga Bikram é intenso, exigente e um verdadeiro treino cardio. Durante uma sessão de Bikram, os praticantes são desafiados a completar uma sequência de poses 26 em uma sala aquecida a mais de 100 graus Fahrenheit. A combinação de poses desafiadoras e calor elevado torna o Bikram difícil, mas a prática ainda é segura e oferece muitos benefícios para a saúde.
Os benefícios do Yoga Bikram
Como todas as formas da prática, o yoga Bikram contribui para o aumento da força muscular, flexibilidade e equilíbrio. A série de posturas também estimula a redução do estresse, controla a respiração e pode até reduzir o risco de desenvolver condições crônicas de saúde, como doenças cardíacas ou hipertensão. O calor elevado dos estúdios da Bikram encoraja o coração a trabalhar mais durante os exercícios, tornando a prática um treino cardio em todo o corpo. Ao longo da sessão, os movimentos intensos e o calor promovem a transpiração, o que desintoxica o organismo e contribui para a perda de peso.
Segurança e Yoga Bikram
Como todas as rotinas de fitness, o Bikram Yoga tem alguns riscos. Você pode se machucar fazendo poses complicadas ou ficar desidratado na atmosfera de alta temperatura. Felizmente, esses riscos potenciais são facilmente reduzidos ao tomar certas precauções durante uma sessão do Bikram. Se você tiver certos riscos à saúde, como pressão alta, problemas nas costas ou asma, consulte um médico antes de começar a fazer as aulas de ioga Bikram. Seu médico pode monitorar seu progresso ou explicar quais poses você não deve tentar.
Fique hidratado
A desidratação pode acontecer rapidamente durante uma sessão de Bikram. Para evitar a condição, beba muita água antes e durante a sua sessão. Se você se sentir tonto, fatigado ou corado, faça uma pausa e tome um pouco de ar fresco e água. Substitua fluidos após a sessão com uma bebida esportiva que contenha eletrólitos.
Ouça seu corpo
A parte mais importante de uma prática de yoga é ouvir o seu corpo. O professor está lá para guiá-lo durante uma sessão de Bikram, mas ouvir o seu corpo é mais importante do que seguir as instruções. Se algo não parecer certo, pare e ajuste ou espere pela próxima pose. Ignore o que seu vizinho está fazendo e fique em sintonia com os sentimentos do seu próprio corpo para evitar esforço.
Vista-se adequadamente
Estúdios Bikram são quentes e você vai suar. Prepare-se vestindo roupas não-restritas feitas de tecidos leves e secos. Calças de algodão ou calças de ioga ficarão rapidamente saturadas de suor e restringirão o movimento. Calças compridas ou mangas podem dificultar o equilíbrio e o equilíbrio, portanto, escolha shorts e um top justo.