
Tomar suplementos de selênio pode aumentar o risco de algumas doenças.
O selênio é um mineral importante para uma boa saúde. No entanto, é necessário apenas em pequenas quantidades. A maioria dos adultos necessita de 55 microgramas de selénio por dia; mulheres grávidas e lactantes precisam de um pouco mais. Tomar altas doses de suplementos de selênio pode aumentar o risco de algumas doenças. Suplementos de selênio também podem ter efeitos colaterais e podem interferir com medicamentos que você pode tomar.
Câncer
Algumas pesquisas mostram que pessoas com baixos níveis de selênio podem ter um risco maior de desenvolver câncer de pele não melanoma. Mortes de alguns tipos de câncer, incluindo cânceres de pulmão, cólon e próstata, também foram associadas a baixos níveis de selênio. Mas tomar suplementos de selênio para diminuir o risco de câncer é controverso. Algumas pesquisas sugerem que tomar selênio pode aumentar o risco de um tipo de câncer de pele chamado carcinoma de células escamosas. Além disso, tomar 200 microgramas de selênio não parece reduzir o risco de desenvolver um outro câncer de pele não-melanoma chamado carcinoma basocelular.
Diabetes e Outras Condições
Tomar 200 microgramas de selênio por dia durante muito tempo pode aumentar o risco de diabetes, relata o Centro Médico da Universidade de Maryland. Quando os investigadores examinaram o possível efeito do selénio no cancro da pele, descobriram algo surpreendente: as pessoas que tomaram 200 microgramas por dia durante mais de sete anos tiveram um risco significativamente maior de desenvolver diabetes tipo 2. Além disso, a alta ingestão de selênio pode piorar o hipotireoidismo, ou a hipotireoidismo, especialmente em pessoas com deficiência de iodo, de acordo com o MedlinePlus.
Efeitos colaterais e interações medicamentosas
Com o tempo, altas doses de selênio podem ser tóxicas, de acordo com o UMMC. Os efeitos colaterais podem incluir perda da unha, erupção cutânea, fadiga, irritabilidade e perda de peso. Suplementos de selênio também podem interferir com uma série de medicamentos, incluindo medicamentos que retardam a coagulação do sangue, como aspirina e Plavix, alguns medicamentos para baixar o colesterol, certos sedativos e Warfarin, também conhecido como Coumadin. Consulte o seu médico antes de tomar suplementos de selênio.
Fontes de alimentos
Não há precauções associadas a alimentos que contenham selênio. A castanha-do-pará é a melhor fonte de alimento - a onça 1 de castanha fornece mais de sete vezes a sua dose diária recomendada de selênio, de acordo com o ODS. Atum light enlatado em água também é uma excelente fonte de selênio. Três onças fornecem 97 por cento de sua necessidade diária para o mineral. Outras boas fontes incluem bacalhau, peru, peito de frango, carne assada, bagels e sementes de girassol. Comer alimentos que contenham selênio é seguro, mas tenha cuidado ao tomar suplementos de selênio.




