
O piloto do avião executa várias tarefas no solo e no ar.
Embora o principal dever de qualquer piloto de avião seja pilotar a aeronave com segurança de um ponto a outro, há outras tarefas que eles devem desempenhar também. Esses deveres incluem aderir às políticas e regulamentos da Administração Federal da Aviação, gerenciamento de tripulações e ativos e tomada de decisões operacionais. Você pode pensar que esses deveres se aplicam apenas a pilotos comerciais ou militares, no entanto, os pilotos privados - ou aqueles que pilotam aeronaves da aviação geral - são taxados com esses deveres também.
Inspeção de comprovação
Embora o proprietário / operador seja responsável pela aeronavegabilidade e manutenção da aeronave, ainda é dever do piloto determinar se a aeronave está em condições seguras para voar. Isso é feito executando uma inspeção de comprovação. Durante essa inspeção, o piloto percorre o exterior da aeronave para verificar se há algum sinal de problemas que possam impedir a aeronave de voar adequadamente. Esta inspeção pode incluir a verificação da pressão do ar nos pneus, a facilidade de movimento nos ailerons do avião (superfície de controle de vôo com dobradiças) e se as abas na aeronave se estendem adequadamente. O piloto também verifica o rádio e os instrumentos dentro da aeronave e garante que o manche se mova livremente.
Planejamento de comprovação
Antes que um piloto possa pilotar uma aeronave, ele é obrigado a completar um plano de vôo e receber instruções meteorológicas. Ele deve calcular os ventos, temperaturas e pressão do ar tanto no aeroporto de onde ele está partindo quanto no aeroporto de destino. Estes números são então usados para calcular a quantidade de pista necessária para decolagem e pouso. Os ventos em altitude também são usados para determinar quanto combustível é necessário para fazer a viagem e quanto tempo o vôo levará. Uma vez que estes números são calculados e o clima é analisado, o dever do piloto é determinar se o vôo pode ser feito com segurança com a quantidade de combustível a bordo. Esta decisão de "ir ou não ir" é finalmente feita pelo piloto.
Gestão de Tripulação
Quando um piloto está pilotando uma pequena aeronave da aviação geral e é o único piloto a bordo, ele é geralmente chamado de piloto-em-comando. Ele é responsável por todos os aspectos do vôo da aeronave, desde a tripulação dos rádios até a navegação no avião. Em uma aeronave comercial maior que tem uma tripulação, no entanto, a tripulação geralmente divide as tarefas. O piloto principal ou capitão tem o dever de gerenciar a tripulação e é responsável pela operação da aeronave, mesmo que ele não esteja nos controles.
Emergências
Além do primeiro dever de voar a aeronave, o dever mais importante de um piloto é garantir a segurança dos passageiros. Se houver uma emergência enquanto a aeronave estiver em voo, o piloto deverá formar e executar rapidamente um plano que fará com que o avião retorne ao solo da maneira mais segura possível. Este plano pode incluir a localização de um aeroporto alternativo onde o avião possa aterrissar ou, se a falha do motor for iminente, ele pode optar por realizar um pouso de emergência em um campo aberto ou pasto.




