O óleo de orégano é potente e deve ser usado com cuidado.
O óleo de orégano é feito de um arbusto nativo da região do Mediterrâneo. Óleo de orégano tem sido usado para fins de culinária e cura por séculos. Ele pode ser consumido e aplicado à maioria das partes do corpo, embora você deva evitá-lo aos seus olhos. A maioria de seus benefícios está relacionada à atividade antimicrobiana e antioxidante. O óleo de orégano não é perigoso, mas tende a causar fortes sensações de formigamento onde quer que seja aplicado.
Antimicrobiano
O óleo de orégano age como um antimicrobiano, especialmente contra muitas espécies de bactérias e fungos. Conseqüentemente, adicionar algumas gotas de óleo de orégano à sua escova de dentes é uma ótima maneira de limpar sua boca e refrescar sua respiração. Talvez o composto anti-séptico mais forte do óleo de orégano seja o carvacrol, que também atua como um leve antiinflamatório. Carvacrol e outros compostos no óleo de orégano podem ser eficazes no combate a espinhas, aftas e lesões herpes. O carvacrol é o principal responsável pelo formigueiro do óleo ou pela sensação de queimadura ligeira, especialmente quando é aplicado nas gengivas, feridas abertas ou pequenos cortes.
Antioxidante
O óleo de orégano é um forte antioxidante, que ajuda a eliminar os radicais livres nocivos e protege os tecidos, como os vasos sanguíneos, contra danos e deterioração. Um dos principais compostos antioxidantes no orégano é a quercetina, que também é um bom anti-inflamatório, porque é capaz de inibir a liberação de histamina em seu corpo. A liberação de histamina é o que causa a maioria dos sintomas de alergia. Em termos de potência, o óleo de orégano é comparável em capacidade antioxidante ao óleo de vitamina E.
Cuidados
O óleo de orégano é geralmente reconhecido como seguro pelos EUA Food and Drug Administration, mas as pessoas com alergias a ervas da família das mentas, como hortelã, tomilho, manjericão, lavanda ou manjerona, deve ser cauteloso. O óleo de orégano não interage com medicamentos, mas grandes doses podem afetar a eficácia da insulina, por isso os diabéticos devem consultar seu médico antes de suplementar com ele. As mulheres grávidas também devem ter cuidado com o óleo de orégano porque estimula o fluxo sanguíneo no útero, o que pode, potencialmente, desencadear um aborto espontâneo.
sugestões
Óleo de orégano é a forma mais potente da erva, por isso, se você está preocupado com a forma como você vai responder a isso, considere tomar cápsulas de orégano primeiro ou adicionar um pouco de orégano seco e moído à sua comida. A força do óleo de orégano, que é medida pelo conteúdo de carvacrol, também varia consideravelmente. Por exemplo, as marcas de óleo de orégano variam em força de carvacrol de 40 a 70 por cento, com as variedades de maior percentual oferecendo mais valor medicinal.