Exercícios Aeróbicos Em Águas Profundas

Autor: | Ultima Atualização:

Uma correia de flutuação permite que você trabalhe rapidamente em águas profundas.

Se você quiser colocar variedade em sua hidroginástica ou está se recuperando de uma lesão, vá fundo. Exercícios em águas profundas ocorrem como o nome sugere no fundo da piscina. Você pode usar um cinto de flotação e luvas com membranas para um treino máximo.

Benefícios

Os exercícios de água permitem que você se exercite sem os choques e sacudidas pelos quais você está sujeito em terra. Enquanto correr ou correr é considerado um exercício de alto impacto, correr ou correr na parte rasa de uma piscina é de baixo impacto, e o exercício em águas profundas oferece praticamente nenhum impacto. Você obtém todos os benefícios normais de um exercício aeróbico - um coração mais forte e mais resistência, maior flexibilidade e amplitude de movimento, melhor coordenação e equilíbrio, melhor humor - com muito menos risco de lesão. E se você estiver se recuperando de uma lesão, a flutuação da água permite que você faça exercícios com menos chance de nova lesão.

Ficando Aclimatado

Nas primeiras vezes em que você se exercita em águas profundas, pode parecer estranho ou desconfortável. Trabalhe para obter a postura correta. Posicione-se como se estivesse indo correr ou correr em terra, com a cabeça erguida, os ombros para trás e um pouco inclinado para a frente sem se dobrar na cintura. Você deve sentir que pode mover livremente seus braços e pernas em qualquer direção.

Treino de Amostra

Um treino aeróbico em águas profundas se assemelha a um treino aeróbico no ginásio. Seu aquecimento pode consistir em movimentos rápidos ou corretos para fazer seu sangue bombear para a parte mais intensa do treino. Isso pode consistir em uma série de intervalos, como corrida, esqui cross-country ou movimentos de obstáculos por três minutos em um ritmo moderado ou difícil, indo devagar para o próximo minuto e, em seguida, repetindo a seqüência de cinco para 10 vezes. Ou você simplesmente pode correr ou esquiar na água em um ritmo moderado para 30 a 40 minutos. Um cooldown para finalizar o treino pode consistir em correr em um ritmo fácil e decrescente por 10 minutos, seguido de alongamento na borda da piscina.

Considerações

Uma das principais vantagens de qualquer terapia de água, incluindo hidroginástica em águas profundas, é que você pode ajustar a intensidade com facilidade. A água aumenta a resistência em comparação com o ar, e quanto mais você trabalha contra ela, mais resistência você cria. Assim, você pode mover-se suavemente na água para fins de reabilitação ou "lutar" contra a água, movendo-se rápida e intensamente para treinos de alta intensidade que até se adequam a atletas profissionais. Exercícios em águas profundas também são uma escolha sólida para pessoas idosas com condições crônicas, como artrite.