Pode Um Cônjuge Ser Processado Pela Dívida Do Marido?

Autor: | Ultima Atualização:

Pode um cônjuge ser processado pela dívida de seu marido?

Pode não parecer justo pagar dívidas que você não pagou, mas isso pode acontecer. Uma vez que você e seu cônjuge dão o nó, estão ligados em centenas de maneiras diferentes - e às vezes isso inclui a responsabilidade pelas dívidas dos outros. Isso não inclui dívidas que seu cônjuge tenha incorrido antes do casamento.

Ponta

Se você é responsável pela dívida do seu cônjuge ou não depende de quando o cônjuge incorreu na dívida.

Onde você mora

Nos nove estados de propriedade da comunidade, você compartilha a propriedade da maior parte da renda e da propriedade que seu cônjuge adquire durante o casamento. O mesmo se aplica às dívidas: se o seu cônjuge ficar inadimplente e não puder pagar, seus credores podem ir legalmente atrás de seus ativos. Nos outros estados, sua renda e dívidas são separadas da sua. Mesmo assim, os credores podem ter ativos que você e seu cônjuge possuem juntos para pagar suas dívidas individuais. Isso geralmente acontece em casos de divórcio, quando julgados dividem as dívidas de um casal de forma diferente, dependendo se o divórcio está acontecendo em um estado de propriedade da comunidade ou em um estado de propriedade não comunitário.

Responsabilidade compartilhada

Se você colocar os dois nomes na hipoteca, pegar um cartão de crédito comum ou assinar um empréstimo, ambos são igualmente responsáveis ​​pela dívida. Mesmo que as dívidas de cartão de crédito sejam todos os seus gastos, ou ambos concordaram que ele pagaria pela casa, isso não apaga sua responsabilidade legal. Se você é apenas um usuário autorizado em sua conta de cartão de crédito - é apenas em seu nome - na maioria dos estados tecnicamente ele é completamente responsável pela dívida. Na prática, no entanto, alguns credores processam usuários autorizados pelas dívidas do titular da conta.

Retornos Conjuntos

Quando você e seu cônjuge registram um retorno conjunto, o IRS o considera igualmente responsável pela conta fiscal de cada um. Se seu cônjuge subestima sua renda, então morre ou desaparece, o IRS pode cobrar de você, a menos que você reivindique o alívio de cônjuge inocente. Você pode usar essa defesa se o déficit fiscal estiver todo do seu lado, você não tem como saber sobre isso e você pode mostrar que seria injusto puni-lo por seus pecados.

outras considerações

Nos estados de propriedade da comunidade, você pode se proteger com um acordo pré-nupcial afirmando que você e seu cônjuge não se responsabilizam pelos débitos dos outros. Se você se separar, os dois podem dividir a responsabilidade da dívida junto com seus ativos. Mesmo que seu cônjuge concorde em pagar uma dívida em conjunto, os credores podem ignorar isso e persegui-lo pelo dinheiro. Falência vai acabar com a maioria das dívidas, mas alguns - incluindo impostos atrasados ​​ou sua hipoteca - sobrevivem ao processo de falência.