Benefícios Para A Saúde De Chá Rooibos

Autor: | Ultima Atualização:

O chá Rooibos é um chá de ervas sem cafeína produzido a partir das folhas e caules da rooibos da África do Sul, que é conhecido cientificamente como Aspalathus linearis. O rooibos verde é feito com folhas não fermentadas, enquanto o rooibos vermelho é feito com materiais vegetais fermentados. Chás Rooibos são carregados com fitonutrientes ricos em antioxidantes, incluindo quercetina, aspalatina e nothofagin. Seja verde ou vermelho, o chá de rooibos é uma bebida que não apenas o refresca, mas também oferece alguns benefícios impressionantes para a saúde.

Rico em antioxidantes

Se você gostaria de obter mais antioxidantes que ajudam a combater doenças e danos celulares relacionados à idade, o chá de rooibos pode ser exatamente o que o médico receitou. Eric Braverman, MD, autor de "Younger Brain, Sharper Mind", diz que chás rooibos têm 50 por cento mais antioxidantes do que o chá verde amplamente divulgado feito a partir das folhas secas e brotos da planta Camellia sinensis. Braverman, professor de medicina integrativa do Weill Cornell Medical College de Nova York, recomenda a fabricação de chá de rooibos com canela para um aumento nutricional adicional.

Em um artigo para a FoxNews.com, o etnobotânico Chris Kilham observa que os chás rooibos são particularmente ricos em quercetina, um composto à base de plantas com potentes propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Os chás também contêm quantidades significativas de dois antioxidantes menos conhecidos - aspalatina e notofagina. A aspalatina ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e facilita a carga de trabalho das glândulas supra-renais. Tanto a nothofagina quanto a aspalatina possuem propriedades neuroprotetoras e podem reduzir o risco de doença de Alzheimer.

Propriedades Anti-Inflamatórias

Chás Rooibos também podem ajudá-lo a combater distúrbios inflamatórios, como osteoartrite e gota. Uma equipe de pesquisadores japoneses realizou um estudo em animais para avaliar as propriedades antiinflamatórias do chá de rooibos. Uma vez que se acredita que o estresse oxidativo cause inflamação, a equipe de pesquisa estava particularmente interessada em aprender o quão bem sucedidos os altos níveis de antioxidantes ricos em antioxidantes como aspalatinas e a notofagina estariam na redução da inflamação. Os pesquisadores dividiram os ratos de laboratório em dois grupos: um recebeu o chá de rooibos e o outro recebeu água. Sintomas semelhantes à colite foram então induzidos nos animais testados. A colite é um distúrbio do cólon inflamatório que provoca inchaço, dor, calafrios, fezes com sangue e o constante desejo de evacuar. Escrevendo na edição de outubro da 2009 de “Pediatrics International”, pesquisadores relataram que animais que receberam chá de rooibos mostraram menos sinais de danos no DNA e inflamação do que aqueles que receberam água.

Reforça a função imunológica

Pesquisas indicam que beber chá de rooibos pode ajudar a fortalecer seu sistema imunológico para que ele possa combater mais eficazmente a infecção. Pesquisadores em biociência da Universidade da África do Sul, na África do Sul, fizeram testes in vitro para determinar como o chá de rooibos afetava a função imunológica, aumentando ou diminuindo o nível de atividade. Os pesquisadores introduziram extratos de chá de rooibos em amostras de hemoculturas que tinham sido imuno-estimuladas, bem como culturas que não haviam sido estimuladas. Ao relatar suas descobertas em uma edição da 2010 do "Journal of Immunoassay & Immunochemistry", pesquisadores disseram que o chá de rooibos mostrou uma capacidade de regular a atividade das células imunes tanto para cima quanto para baixo, dependendo das necessidades do corpo como refletido na atividade de cultura sanguínea.

Propriedades hipoglicêmicas

Se você ou um membro da família sofre de diabetes, o chá de rooibos pode ser uma ferramenta adicional para ajudar a controlar o açúcar no sangue e aumentar os níveis de insulina. Pesquisadores japoneses encontraram evidências de que a aspalatina no chá de rooibos tem efeitos benéficos sobre o metabolismo da glicose em camundongos nos quais o diabetes Tipo 2 foi induzido. Escrevendo na edição de maio 2009 de "Phytomedicine", os pesquisadores relataram que os ratos diabéticos alimentados com aspalatina exibido melhorou a ingestão de glicose nos tecidos musculares e aumento da secreção de insulina a partir de células beta pancreáticas.