
Raiz de alcaçuz influencia o equilíbrio de fluidos no corpo.
Alcaçuz, um nativo perene para a Europa e Ásia, tem sido usado na medicina tradicional para tratar uma grande variedade de doenças. Os efeitos medicinais do alcaçuz, alguns dos quais foram substanciados por estudos científicos, estendem-se a certos aspectos da função cardíaca. Consulte o seu médico ou profissional de saúde qualificado antes de incluir alcaçuz em sua dieta ou usando alcaçuz para tratar uma condição de saúde.
Riscos e Contra-indicações
Alcaçuz, mesmo em doses baixas, pode causar pressão alta que pode causar complicações em pessoas com doença arterial coronariana, de acordo com o biólogo Kenneth M. Klemow, da Wilkes University. Você deve evitar o uso de alcaçuz se tiver sido diagnosticado com hipertensão ou outro problema cardíaco crônico. Outros efeitos adversos do alcaçuz podem incluir baixos níveis de potássio, retenção de líquidos, espasmo muscular e coagulação sanguínea. Não use alcaçuz se você tem uma condição crônica de fígado ou rim.
Frequência Cardíaca
Compostos de alcaçuz podem ter efeitos diretos sobre a função cardíaca, de acordo com um estudo publicado na edição de janeiro da 2012 do "Journal of Nutritional Biochemistry". No estudo da cultura de tecidos, a glicirrizina e uma molécula derivada conhecida como ácido glicirretínico aumentaram significativamente a frequência cardíaca. No entanto, as duas moléculas têm efeitos opostos na contração do músculo cardíaco, com um aumentando a força de contração e um diminuindo. Os pesquisadores observaram que este estudo foi o primeiro a demonstrar os efeitos diretos desses componentes de alcaçuz na função cardíaca. Mais estudos são necessários para confirmar estes resultados preliminares e para explicar mais completamente o significado das ações opostas do alcaçuz no coração.
Redução do Stress
Alcaçuz pode ajudar o coração, reduzindo os efeitos nocivos do estresse e tornando as glândulas supra-renais mais fortes e mais resistentes ao estresse. Em termos herbalistas, o alcaçuz é um tônico adrenal com qualidades adaptógenas, o que significa que ajuda o corpo a responder ao estresse. O estresse prejudica a função cardíaca ao influenciar a atividade das partes do sistema nervoso que controlam a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center.
Considerações
Os efeitos colaterais adversos do consumo excessivo de alcaçuz incluem dor de cabeça, letargia, retenção de água, dor muscular, pressão alta e freqüência cardíaca ou ritmo irregular. É geralmente seguro para uma pessoa saudável consumir até 10 miligramas de glicirrizina, a quantidade encontrada em gramas 5 de doce de alcaçuz real, por dia, de acordo com o farmacêutico Heather Boon, autor de "O Guia Completo de Medicina Natural para o 50 mais comum Ervas medicinais." Para evitar problemas cardíacos em potencial enquanto ainda está recebendo outros benefícios potenciais à saúde, você pode tomar uma forma de alcaçuz chamado alcaçuz deglycyrrhizinated, ou DGL. Esta forma de alcaçuz teve cerca de 97 por cento da glicirrizina removida. No entanto, se você tem um coração existente, rim ou fígado conditio, consulte o seu médico antes de usar alcaçuz e use apenas alcaçuz sob a supervisão do seu médico.
Retenção de água
O ácido glicirrízico, um dos ingredientes ativos do alcaçuz, é também o que dá ao alcaçuz seu sabor característico. Este composto, presente nas raízes da planta, tem efeitos semelhantes no corpo a aldosterona, um hormônio renal que regula a pressão arterial, controlando os níveis de sal e água do seu corpo. Tanto a aldosterona como o ácido glicirrízico fazem com que os rins retenham sódio e água e liberem potássio, resultando em aumento da pressão arterial. Um estudo publicado na edição de abril 2011 da revista "Deutsche Medizinische Wocenschrift" ilustra os efeitos drásticos que o alcaçuz pode ter sobre a pressão arterial. O estudo relatou um caso de uma mulher com 28 anos de idade com pressão alta e níveis baixos de potássio por consumir 300 miligramas de alcaçuz por dia. A interrupção do consumo de alcaçuz, juntamente com a medicação e a remoção parcial do rim, foram necessárias para elevar a pressão arterial e a função renal do paciente aos níveis normais.




