
As tênias não podem se espalhar diretamente pelo contato entre os cães.
O pensamento de um verme de 30 centímetros de comprimento dentro do seu cão pode fazer você se encolher - por um bom motivo. Esses parasitas roubam o sustento diretamente do trato digestivo do hospedeiro. Humanos, cães e gatos podem ficar infestados por vermes, mas na verdade não são diretamente contagiosos.
Ciclo da vida
As tênias têm corpos planos e segmentados que podem se estender por mais de 2 por muito tempo, embora muitos cresçam apenas alguns centímetros ou menos. Cada segmento contém um grande número de ovos, que são liberados quando ele sai do intestino do hospedeiro por meio de evacuações normais. Os vermes não precisam necessariamente morrer para produzir óvulos. Apenas as seções da cabeça e do pescoço na boca da tênia precisam ficar juntas para que a minhoca sobreviva e recrie seus segmentos.
O vetor de pulgas
Mesmo quando os ovos da minhoca saem a céu aberto depois de serem liberados do corpo do seu animal de estimação, eles não são uma ameaça significativa para você ou para qualquer um de seus amigos peludos. Os ovos devem passar algum tempo em um hospedeiro intermediário para se desenvolverem até o ponto em que possam ser transmitidos. As pulgas ingerem ovos enquanto eles se esgueiram para comer durante o dia, e passam os ovos para o seu cão enquanto ele os come acidentalmente enquanto se arruma. As chances são de que você não se arrume com a língua, então sua chance de acidentalmente comer uma pulga é muito baixa. Ainda assim, os seres humanos podem ficar infestados por esses parasitas engolindo uma pulga durante o sono ou enquanto comem.
Gestão e Prevenção
Parar a propagação de vermes em sua casa é tão simples como gerenciar a população de pulgas de locla. Trate o seu animal de estimação com doses regulares de produtos anti-parasita, dê-lhe banhos de pulgas regulares ou equipá-lo com um colar de pulgas. Limpe sua casa regularmente, especialmente em áreas escuras e empoeiradas, para dificultar a reprodução. Seu veterinário pode prescrever opções de tratamento seguro para cães infestados com vermes. Os medicamentos geralmente são administrados em doses múltiplas ao longo de várias semanas, o que libera os vermes em intervalos para capturar aqueles que se desenvolvem em estágios anteriores do ciclo de vida.
Outros vetores
As pulgas não são o único animal que pode realmente servir como hospedeiro intermediário para as tênias. Enquanto esses pequenos aborrecimentos de saltos são responsáveis pela maioria das transmissões, seu animal de estimação também pode ter vermes comendo a carne de animais infestados. Coelhos são conhecidos por abrigar ovos e transmiti-los para animais de estimação. Você pode evitar este método de transmissão, impedindo o seu cão de comer animais selvagens.




