É Ilegal Para Um Empregador Dizer Por Que Você Foi Demitido?

Autor: | Ultima Atualização:

Antes de deixar seu emprego, descubra o que seu registro de emprego diz sobre sua demissão.

Se você tiver a infeliz experiência de ser demitido, antes de arrumar seus pertences e deixar seu escritório pela última vez, peça uma entrevista com o departamento de recursos humanos. Quando você começa a procurar um emprego, tem o direito de saber o que seu empregador anterior dirá aos possíveis empregadores. Faça perguntas pontuais, como "O que o meu arquivo de emprego indica é o motivo da minha demissão?" e "O que o departamento de RH diz aos possíveis empregadores que ligam para verificar meu emprego?"

Base

Você deve receber documentação que indica por que você está sendo demitido. É certo que a maioria dos empregadores pode exercer seus direitos sob a doutrina do emprego à vontade, que diz que eles não precisam de um motivo para demitir um empregado. No entanto, as práticas de RH recomendam que os empregadores forneçam uma explicação, forneçam documentação ou justificativa para rescindir seu contrato de trabalho. Pode ser tão simples quanto: "Simplesmente não podemos nos dar ao luxo de manter tantas pessoas na equipe".

Questões

Faça perguntas sobre por que você foi demitido. Obtenha esclarecimentos sobre circunstâncias envolvendo uma investigação ou cópias de avaliações de desempenho que indiquem que você não atendeu às expectativas do seu empregador. Se o funcionário da área de RH disser que você não tem direito a ele, declare seu direito de comprovar o motivo dado para sua rescisão. Não fazê-lo pode resultar em desinformação fornecida a possíveis empregadores. Não tenha vergonha de descobrir o que o seu registro de emprego reflete como a razão pela qual você foi demitido, especialmente se você suspeitar que ele indica declarações mentirosas ou tendenciosas sobre sua demissão. Adotar uma postura proativa na compreensão do que seu empregador dirá sobre sua saída é sábio e economizará tempo e confusão ao iniciar a busca por um novo emprego.

Verificação

Não é ilegal para o seu empregador dizer aos possíveis empregadores por que você foi demitido; no entanto, não é do interesse de seu antigo empregador fornecer detalhes específicos sobre sua rescisão. E certamente não vai beneficiar o seu ex-empregador para fornecer informações que não podem fazer backup com provas irrefutáveis ​​e informações verificáveis. É por isso que muitos empregadores terceirizam seus serviços de verificação de emprego para uma empresa terceirizada ou limitam estritamente o tipo de informação que fornecem às empresas que pedem informações. Por exemplo, se você estiver envolvido em uma investigação sobre assédio sexual no local de trabalho e o resultado da investigação levar à sua demissão, seu empregador nunca deve dizer a um possível empregador: "Mary foi acusada de assédio no local de trabalho e nós a encerramos com base em nossas conclusões investigativas". " Em vez disso, é provável que sua ex-empresa relate: "Mary Doe foi contratada em nossa empresa de maio 1, 2009 até abril 2, 2013 como gerente do departamento de vendas. Nossa empresa não fornece mais detalhes sobre ex-funcionários".

análise racional

Embora não seja ilegal dar a razão exata pela qual você foi demitido, o motivo deve ser verdadeiro. Os empregadores não querem expor-se a potenciais reclamações baseadas em difamação, difamação ou difamação. Se você não receber uma oferta de emprego porque seu ex-empregador disse que você foi demitido de seu emprego anterior porque uma investigação revelou que você poderia ter se envolvido em um comportamento impróprio, você poderia arquivar um processo contra seu ex-empregador por fazer declarações caluniosas. Uma das poucas coisas que um empregador quer fazer é se envolver em litígios sobre suas decisões de emprego ou justificar decisões de emprego sobre empregados atuais ou antigos, de acordo com a advogada e blogueira legal californiana Tanya Roth em seu artigo de janeiro 2010 "Speak No Evil: O que um ex-empregador pode dizer sobre você? "