Você já se perguntou por que cerveja, vinho e bebidas alcoólicas são frequentemente listados como ingredientes em receitas populares? E o álcool realmente queima? Nós explicamos tudo.
Você provavelmente já percebeu que a cerveja, o licor e o vinho costumam encontrar o caminho para as receitas. As peras escalfadas, a sopa de cebola francesa ou a lagosta de camarão parecem familiares? Eles são apenas uma pequena amostra de alguns pratos populares que usam o álcool como ingrediente. Mas que negócio tem a sua cerveja ou espírito favorito no seu jantar? Muitas coisas, na verdade. Nós explicamos aqui.
O que faz: Cerveja, vinho e bebidas espirituosas não são apenas para beber. Eles são ingredientes versáteis na cozinha e, acredite ou não, o álcool, como o sal, é a chave para melhorar o sabor de um prato. As propriedades químicas do álcool permitem a ligação com moléculas de água e gordura, o que para você significa que absorve facilmente o sabor de ingredientes solúveis em gordura como alho, ervas e aromáticos e transfere esses sabores para carne, frango, peixe, etc. penetrando suas células. Este é o caso se você regue, salmoura ou marinar ao cozinhar.
Por causa de sua natureza altamente volátil, o álcool também pode aumentar o aroma de diferentes alimentos. As moléculas se dissolvem no álcool, que então evapora rapidamente, transmitindo um delicioso aroma ao nariz.
É também um ingrediente importante para o deglazing (o processo de fazer um molho a partir do líquido resultante do cozimento de algo). Quando você adiciona cerveja, vinho ou bebidas alcoólicas à panela após o cozimento, as propriedades do álcool dissolvem as proteínas e outros sabores deixados na panela, criando um molho delicioso e saboroso.
E enquanto nenhum outro ingrediente funciona da mesma maneira, substitutos podem definitivamente ser usados se você preferir seu prato sem a bebida.
Um pouco vai longe. Você não precisa mergulhar sua comida para obter o efeito desejado, apenas um respingo ou muito do material é suficiente para inaugurar um grande sabor. Adicione demais e você acabará dominando tanto o cheiro quanto o sabor da comida.
O álcool queima? Esta é uma pergunta que parece surgir de novo e de novo. E com razão. Você quer trazer para fora os sabores da comida que você está cozinhando, não fazê-lo sentir como se tivesse nadado em uma tigela de chardonnay. Mas, ao contrário da crença popular, o álcool não não queimar durante o cozimento. No entanto, a porcentagem de álcool pode ser reduzida em um prato, mas depende do tempo de cozimento e do método usado. O USDA tem um gráfico útil que divide tudo: