Os credores podem perdoar uma parcela de sua dívida se você puder chegar a um acordo para pagar menos do que deve. Falência pode eliminar algumas ou todas as suas dívidas. Credores hipotecários podem aliviar uma grande quantidade de sua dívida devido a valores de propriedade em declínio. Se você não puder pagar nenhuma das suas dívidas com cartões de crédito ou empréstimos, os credores podem amortizar essas dívidas como perda de negócios, mas a dívida imperdoável permanece. As agências de cobrança podem comprar essas contas inadimplentes e buscar pagamento de devedores, o que pode incluir ações judiciais para recuperar a dívida.
Colecionadores de dívidas
Sua dívida permanece em seu relatório de crédito por vários anos. Assim, mesmo se você elude os cobradores de dívidas, seu rating de crédito é arruinado por não pagar suas dívidas. Em alguns casos, a dívida de uma pessoa pode passar despercebida ou, eventualmente, se perder na papelada pelas agências de cobrança. Mais frequentemente do que não, especialmente se você está inadimplente com mais de um credor, uma agência de cobrança entrará em contato com você para obter o dinheiro devido ao credor. Assim como não existe um almoço grátis, você não pode permanecer livre de dívidas imperdoáveis até que o estatuto de limitações acabe, o que pode levar vários anos, dependendo do estado.
Evitando ações judiciais
Os credores consideram opções quando você passa um determinado período sem pagar suas contas ou empréstimos. Após o fracasso na cobrança da dívida, eles podem transferir a conta inadimplente para uma agência de cobrança. Mesmo as pessoas que não podem pagar suas contas devido à perda repentina de emprego ou encargos financeiros inesperados não são aliviadas das dívidas que devem. Trabalhar com algum tipo de plano de pagamento com seu credor evita uma ação judicial ou uma decisão judicial contra você, o que pode causar mais dificuldades financeiras.
Julgamento
Um credor, geralmente por meio de um representante, como uma agência de cobrança ou uma firma de advocacia especializada em contas inadimplentes, pode entrar com uma ação judicial para recuperar o dinheiro devido de cartões de crédito ou empréstimos. Faça todos os esforços para responder ao processo, inclusive comparecendo à audiência agendada. Se você não comparecer ao tribunal ou não for capaz de negociar algum tipo de acordo de pagamento, um juiz provavelmente decidirá a favor do demandante. Quando isso acontece, os credores podem congelar sua conta bancária, receber uma parte de seu salário através de seu empregador ou adquirir sua propriedade.
Credores de contato
Para evitar as duras conseqüências da dívida fora de controle, entre em contato com seus credores quando perceber que não pode efetuar pagamentos. Muitos credores entendem as dificuldades que as pessoas enfrentam de repente, especialmente durante uma economia ruim. Ser demitido ou receber pagamentos médicos inesperados pode contribuir para sua dificuldade, mas você ainda tem a obrigação de saldar sua dívida, pelo menos até certo ponto.
Aconselhamento Orçamental
Reajustar seu orçamento para reduzir gastos e despesas ajuda-o neste momento, enquanto trabalha com algum tipo de plano com seus credores. Consultar uma agência de aconselhamento de crédito ao consumidor, que pode orientá-lo com aconselhamento de orçamento e até mesmo elaborar um plano de gestão da dívida com seus credores. Em alguns casos, agências de gestão da dívida podem reduzir as taxas de juros ou taxas para ajudar a pagar suas dívidas.
Falência
A bancarrota do arquivamento é um último recurso se você tiver dívidas que não pode pagar. A falência, no entanto, não perdoa a dívida em certos assuntos, como impostos, pensão alimentícia ou empréstimos estudantis. Um tribunal de falências ajuda consumidores e empresas a eliminar dívidas ou pagá-las sob a proteção do tribunal, dependendo de quanto você pode pagar. Consulte um advogado da bancarrota antes de considerar este movimento.