Estratégias De Fundos De Índice

Autor: | Ultima Atualização:

Os fundos de índice são escolhas atraentes para os jovens investidores.

Os fundos indexados, seja na forma de fundos mútuos ou fundos negociados em bolsa, são opções de investimento popular para novos investidores e para aqueles que desejam permanecer no mercado a longo prazo. Esse tipo de investimento pode oferecer uma diversificação de portfólio instantânea a um custo mínimo em comparação à compra de títulos individuais. A diversificação, um padrão no investimento sólido, é especialmente fácil de se conseguir escolhendo um amplo fundo de índice de mercado, que é aquele que cobre várias centenas ou milhares de ações ou títulos. As estratégias do fundo do índice são semelhantes em todo o mercado e o prospecto de cada fundo delineará os objetivos específicos de investimento da administração.

Noções básicas sobre fundos de índice

Os fundos de índice são frequentemente chamados de investimentos passivos porque não há muita movimentação ativa nos ativos subjacentes. Devido a essa baixa taxa de rotatividade de ativos dentro dos fundos de índice, as taxas de administração geralmente são menores do que os fundos administrados ativamente. Com o tempo, essa redução nas taxas e despesas aumenta o retorno líquido do investimento nesse tipo de fundo. Tem sido demonstrado que os fundos de índices também se saem bem melhor do que os fundos administrados ativamente, que são aqueles em que a administração tenta vencer o mercado por meio de negociações ativas. Os investidores podem tirar proveito da diversificação e retornos sólidos dos fundos de índice através da compra de ações em fundos mútuos e fundos negociados em bolsa.

atuação

Na edição de fevereiro 1, 2009, da Economics and Portfolio Strategy, uma publicação escrita para investidores institucionais, Mark Kritzman, presidente e CEO da Windham Capital Management de Boston, publicou os resultados de um estudo sobre como os fundos de índice se comparam aos fundos administrados ativamente. Kritzman descobriu que os fundos de índice consistentemente superam os fundos de hedge e os geridos ativamente nos retornos líquidos.

Estratégias

Os fundos indexados com ações ou títulos tentam igualar os resultados de uma referência de mercado. Por exemplo, a Fidelity oferece um fundo indexado a títulos, especificamente o Spartan US Bond Index Fund, com um mínimo de 80 por cento dos ativos em títulos que fazem parte do Barclays Capital US Aggregate Bond Index. Não há taxas de transação cobradas dos clientes da Fidelity pela compra de ações desse fundo. Os ETFs de base ampla também seguem estratégias de fundos de índices comprando e mantendo ativos que refletem uma referência de mercado. Por exemplo, o iShares Russell 3000 Index Fund é um ETF que usa o índice Russell 3000 como referência, acompanhando os estoques 3,000. As estratégias de fundos de índice nem sempre são um espelho exato do benchmark de mercado. Por exemplo, suponha que a XYZ Corporation represente 1 por cento de um índice que um determinado fundo está seguindo. A gerência acredita que o XYZ é mais valioso do que outras ações do índice. Portanto, em nosso fundo de índice hipotético, XYZ recebe um peso percentual de 3 no fundo. Estratégias como essa são uma das razões pelas quais os retornos dos fundos de índice nem sempre correspondem exatamente ao retorno do índice de referência.

Tratamento Tributário

O tratamento fiscal federal de ganhos de capital de curto prazo pode prejudicar os lucros do comércio ativo. Os fundos de índice geralmente detêm os títulos a longo prazo, evitando assim a maior taxa de imposto de ganhos de curto prazo em comparação com o imposto sobre ganhos de longo prazo.