
Você pode precisar modificar sua dieta após a remoção da vesícula biliar.
Seu fígado produz bile, um líquido espesso e esverdeado que sua vesícula biliar armazena até o trato digestivo precisa disso. A bile contém sais biliares, que ajudam a emulsionar os nutrientes gordurosos, facilitando a absorção do corpo. Ele também contém produtos residuais que resultam da quebra dos glóbulos vermelhos danificados. Em algumas circunstâncias, sua vesícula biliar pode ser removida cirurgicamente e, nesse caso, você pode precisar modificar sua dieta de certas maneiras.
Remoção da vesícula biliar
Sua vesícula biliar é um pequeno saco em forma de pêra localizado próximo à parte inferior do seu fígado. Recolhe a bílis enquanto o fígado produz, armazenando e concentrando-a. Quando você consome gorduras na dieta, sua vesícula biliar se contrai para impulsionar a bílis em seu intestino, onde ajuda a digerir esses nutrientes. Se a sua vesícula biliar ficar inflamada, por exemplo, quando a bile dentro dela se solidificar em cálculos biliares, você pode precisar de cirurgia para removê-la, um procedimento chamado de colecistectomia. Sem uma vesícula biliar, a bile não é mais concentrada ou armazenada, mas flui continuamente para o intestino, comprometendo potencialmente sua capacidade de digerir gordura e causar desconforto intestinal. O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido relata que problemas como diarreia ocorrem pelo menos temporariamente em cerca de 20% dos pacientes submetidos à remoção da vesícula biliar.
Alimentos com alto teor de gordura
A Mayo Clinic diz que o efeito da remoção da vesícula biliar pode variam significativamente de indivíduo para indivíduo, com algumas pessoas precisando de mudanças dietéticas mais importantes do que outras. Em geral, no entanto, seu corpo pode ter dificuldade em digerir alimentos ricos em gordura, uma situação que pode levar a problemas intestinais. Os especialistas da Mayo Clinic sugerem que você limite seu consumo de gordura dietética, reduzindo a quantidade consumida em uma única refeição. Você deve evitar alimentos ricos em gordura que são fritos ou tendem a ser gordurosos, como batatas fritas, hambúrgueres com alto teor de gordura e cachorros-quentes, e minimizar o consumo de molhos com alto teor de gordura e alimentos cozidos na manteiga. Verifique os rótulos dos alimentos quando possível, com o objetivo de manter sua ingestão de gordura de 3 gramas ou menos por porção de qualquer alimento.
Alimentos lácteos
Embora os alimentos lácteos sejam geralmente escolhas saudáveis, versões integrais podem causar desconforto intestinal após a cirurgia da vesícula . Isto é especialmente verdadeiro se você consumir vários tipos desses alimentos em uma única refeição, como um copo de leite integral que acompanha um prato contendo queijo gordo. Em vez de laticínios integrais, substitua as versões com baixo teor de gordura ou sem gordura de leite, iogurte, queijo e outros alimentos lácteos. Escolha sorvete de baixo teor de gordura ou iogurte congelado com sorvete premium e substitua a manteiga por versões de gordura reduzida de margarina ou outras pastas.
Outras recomendações
Além de evitar alimentos com alto teor de gordura, a Mayo Clinic recomenda coma refeições pequenas e frequentes que incluam alguma proteína magra. Você também deve aumentar sua ingestão de fibra dietética, uma vez que isso pode ajudá-lo a evitar a diarréia, fornecendo volume para suas fezes. Opte por pães integrais, cereais e produtos assados sobre aqueles feitos com farinha refinada, e consuma frutas e verduras ricas em fibras regularmente. Adicione fibra gradualmente durante várias semanas, para permitir que o seu sistema digestivo se ajuste. De acordo com o Dr. David L. Katz, você também pode adicionar um suplemento probiótico que contenha bactérias benéficas ao seu regime, pois isso pode aumentar a eficiência de sua digestão. Discuta esses suplementos com seu médico primeiro para decidir se eles podem ser úteis para você.




