Cartógrafos criam mapas e garantem sua precisão usando uma variedade de métodos.
A palavra “cartógrafo” traz à mente um homem velho e barbado, trabalhando diligentemente à luz de velas com um pergaminho, bússola e caneta feitos de uma pena para criar mapas do Novo Mundo. Os cartógrafos modernos são tudo menos antigos e antiquados - eles trabalham seriamente com dados ultra-secretos que mantêm o GPS do carro ou do telefone e o aplicativo de mapas funcionando sem problemas. Sem eles, andar por aí nesse mundo movimentado e lotado é ridiculamente desafiador. Mas o cartógrafo moderno desempenha muitos papéis essenciais que nos ajudam a navegar em nosso mundo.
Precisão e Manipulação de Dados
Cartógrafo ou mapa super espião? Muitos cartógrafos modernos extraem dados de uma variedade de fontes públicas e privadas, como governos locais e grandes corporações - algumas delas surpreendentemente secretas. Fotos e vídeos com visão de rua, imagens de satélite e informações de bancos de dados de empresas privadas são apenas alguns dos cartógrafos de dados reunidos. Por que diabos eles precisariam de dados? Bem, os cartógrafos querem criar os mapas mais precisos possíveis, de modo que eles coletem o máximo de informações possível e os transfiram para bancos de dados de software criadores de mapas mágicos, conhecidos como sistemas de informações geográficas. Eles verificam os dados para garantir que os mapas criados sejam precisos e não o guiarão pelo caminho errado.
Criação e atualização de mapas
Enquanto alguns cartógrafos ainda criam mapas no papel, muitos são nerds de computador que usam programas de software complexos e dados GIS para criar mapas detalhados e às vezes interativos. A parte mais legal sobre isso? Os dados são trocados entre os cartógrafos, de modo que os mapas modernos são mais precisos do que os correspondentes, porque os dados disponíveis são mais precisos. Os cartógrafos também atualizam mapas existentes com dados novos ou aprimorados e, como o processo é controlado por computador, podem fazer alterações rapidamente. Se uma estrada sair durante a estação das monções, ela pode ser refletida em um mapa digital em minutos; ver essa mudança em um mapa impresso pode levar meses. Os cartógrafos se consideram guardiões de informações de mapas precisas e atualizadas.
Imagem de satélite
Muitos cartógrafos trabalham como super-heróis do mapa, olhando mapas e imagens de satélite existentes lado a lado. Isso é feito em um programa de computador que sobrepõe a imagem de satélite a um mapa existente. Se houver uma inconsistência, como uma estrada ou ponto de interesse fora de lugar, o cartógrafo pode rapidamente identificá-lo e corrigi-lo. Para os governos locais, esse processo geralmente repara fronteiras de propriedade e fronteiras terrestres marcadas incorretamente. Os cartógrafos garantem que os grandes dados de mapas em tempo real geralmente vistos em sites como o Google Maps e o MapQuest são precisos. Como esses sites são usados para fornecer rotas pelo seu GPS ou aplicativo para dispositivos móveis, é essencial que os mapas sejam claros e precisos, para que você não entre em um lago que foi deturpado como uma estrada.
Ensino
Os cartógrafos geralmente estão em segundo plano, mas servem a uma necessidade essencial - e as futuras gerações desses magos criadores de mapas precisam ser treinadas na ciência e na arte da cartografia. Cartógrafos atuais costumam instruir cartógrafos novatos na universidade ou em escolas de ensino sobre como criar mapas manualmente e digitalmente usando dados GIS. Várias coisas tornam um instrutor de cartografia eficaz: conhecimento de geografia sólida, experiência no mundo real criando mapas tradicional e digitalmente e um nível de mestre com dados de GIS. Com esses recursos, os instrutores dão aos alunos a melhor base para sair e salvar o mundo por meio de bons mapas.