Como Escrever Um CV Para Um Bibliotecário

Autor: | Ultima Atualização:

O trabalho na biblioteca pode ser desafiador e excitante.

Se você tem um amor pela palavra escrita e gosta de devorar os romances mais recentes ou livros de não-ficção, você pode desfrutar de uma carreira como bibliotecário. Os bibliotecários fazem muito mais do que apenas arquivar livros e ajudar os usuários a encontrar materiais. Eles também são pesquisadores especializados e muitos trabalham em estreita colaboração com a tecnologia, incluindo computadores, equipamentos audiovisuais e Internet. Se o trabalho na biblioteca soar como a carreira para você, você precisará montar o seu CV (curriculum vitae) para atrair o interesse de potenciais empregadores.

Abra um programa de processamento de texto, como o Microsoft Word ou o OpenOffice Writer gratuito (consulte Recursos).

Ajuste as configurações do seu currículo. Altere a fonte para Times New Roman e use a mesma fonte para o currículo inteiro. Definir o tamanho da fonte para 12. Defina as margens para 1 polegadas em cada lado, superior e inferior. Número da primeira página e todas as páginas depois disso. Não use nenhum sublinhado ou gráfico.

Clique no botão "Center" no topo da janela. Digite seu nome na primeira linha do currículo. Digite seu nome no topo de todas as páginas do seu currículo.

Digite seu endereço na linha abaixo do seu nome e digite seu número de telefone e endereço de e-mail na linha abaixo. Use um endereço de e-mail profissional, como [Email protegido]

Pule algumas linhas e clique no botão "Justificar à esquerda" para mover o texto de volta para o lado esquerdo da janela.

Digite "Educação" em negrito. Digite o nome da escola mais recente que você frequentou, seguido da cidade e do estado de sua localização. Vá para a próxima linha e digite seu grau. Siga isso com o título da sua tese ou dissertação.

Crie uma seção intitulada "Honras e Prêmios" abaixo da seção Educação, se você recebeu algum prêmio. Digite o nome do prêmio, seguido pela organização de premiação e o ano em que você o recebeu. Não liste prêmios antes dos seus anos de graduação. Se você recebeu bolsas de estudo, pode listá-las aqui.

Ignore duas linhas e digite "Experiência" ou "Experiência profissional" e, em seguida, digite em negrito. Vá para a próxima linha.

Digite o título do seu trabalho mais recente, como "Bibliotecário escolar". Bold o título do trabalho, se desejar, para chamar a atenção para isso. Digite a empresa ou instituição em que você trabalhou ao lado do cargo. Ao lado do título, digite os anos em que trabalhou nesse trabalho, por exemplo, "2003-2008" ou "2009 para 2011". Na linha abaixo, liste brevemente as responsabilidades relevantes para o cargo para o qual você está se candidatando. Comece cada sentença com um verbo de ação. Use uma linha para cada responsabilidade.

Liste trabalhos voluntários, atividades extracurriculares ou organizações estudantis com as quais você esteve envolvido na seção Experiência. Liste as responsabilidades da mesma maneira que você fez para sua experiência de trabalho remunerada.

Ignore duas linhas e digite "Afiliações Profissionais", se tiver alguma. Vá para a próxima linha e liste suas afiliações em ordem alfabética. Incluir apenas afiliações atuais. Listar apenas aqueles pertinentes ao trabalho para o qual você está se candidatando. Pule mais duas linhas.

Liste suas atividades relevantes no título Afiliações Profissionais. Inclua atividades patrocinadas pela escola específicas da sua carreira na biblioteca. Liste as atividades passadas e presentes, começando com as mais recentes.

Pule outras duas linhas e digite "Research Experience", se você tiver alguma referência à sua carreira na biblioteca. Liste sua pesquisa mais atual primeiro. Também use este espaço para descrever os fundos concedidos, se houver.

Crie uma categoria intitulada "Publicações e apresentações". Liste publicações, como livros ou artigos criados por você, bem como apresentações que você deu diretamente relacionadas ao trabalho na biblioteca. Você pode listar estes em ordem de publicação ou por mais recente. Negrito seu nome em cada autoria. Você também pode incluir apresentações ou publicações pendentes.

Pule duas linhas e digite "Interesses". Sob este título, liste quatro de seus interesses ou hobbies. Escolha interesses que reflitam você. Os interesses do grupo são aceitáveis. Seja específico ao descrever seus interesses.

Desça duas linhas e digite "Adicionado qualificações". Aqui, descreva o conhecimento cultural, a fluência em idiomas estrangeiros ou qualquer um de seus outros traços especiais que sejam relevantes para o trabalho. Os empregadores devem poder verificar cada uma das suas qualificações.

Digite o título "Referências" em uma nova página ou no final do seu currículo. Liste as referências relevantes em ordem de importância. Digite o nome e o título de cada referência, seguido por um endereço de e-mail e número de telefone.

Revise seu currículo e peça ao menos uma pessoa para lê-lo antes de enviá-lo a um empregador. Envie o CV por correio ou email, qualquer que seja o método solicitado pelo empregador.

dicas

  • Muitos empregadores solicitarão que você envie uma carta com seu currículo. Ao escrever uma carta de apresentação, inclua seu conhecimento do empregador e explique por que você é um bom candidato para o trabalho e deseja trabalhar lá. Observe suas habilidades e o que elas permitirão que você traga para o trabalho. Estado quando estiver disponível para começar o trabalho.
  • Atualize seu currículo a cada seis meses a um ano para mantê-lo atualizado à medida que ganha novas experiências.

Aviso

  • Não use seu currículo para discutir informações negativas, como demissão de emprego ou acusações criminais. Abster-se de compartilhar por que você saiu de empregos anteriores. Evite declarar suas necessidades salariais. Você discutirá isso com o entrevistador se ele achar que você é um bom candidato para o trabalho.