Como Acompanhar O Crescimento De Ativos

Autor: | Ultima Atualização:

Acompanhe seus recursos para atingir suas metas financeiras.

Você já se perguntou se é provável que você atinja seus objetivos financeiros? Com informações disponíveis de várias fontes sobre como você deve lidar com suas finanças, um simples personalizado abordado ainda pode funcionar melhor. Ao acompanhar seus ativos e monitorar seu crescimento ao longo do tempo, você pode facilmente projetar se seus ativos estão ajudando você a atingir suas metas financeiras. Usar uma planilha simples pode ajudá-lo a ficar em dia com suas finanças e saber exatamente quais ativos estão funcionando para você e onde há espaço para melhorias.

Rastrear e registrar ativos

Compile uma lista de seus recursos e registre-os em uma planilha. Registre um ativo por linha ao longo da página e deixe uma linha livre na parte superior da página para títulos de coluna. Especificamente, liste cada ativo, para que não haja confusão quando você abrir a planilha em um mês ou vários meses a partir de agora para atualizar os números. Por exemplo, se você mantiver estoques, liste cada ação individualmente. Fundos mútuos, imóveis ou outros ativos também são listados separadamente. Por ser específico, você poderá ver exatamente o que cada ativo está fazendo por você.

Crie colunas adicionais para a data de compra, preço de compra e intervalos de tempo. Na sua segunda coluna, registre a data de cada compra de ativos. Próximo a este registro, o preço de compra oficial do ativo, também chamado de base de custo. Você precisará decidir com que frequência irá atualizar a planilha. Coloque as datas em cada uma das colunas, movendo para a direita, que se alinham com as datas em que você atualizará o valor de mercado atual do ativo. Use declarações oficiais e recibos sempre que possível para garantir números precisos.

Calcule o crescimento de seus ativos ao longo do tempo. Agora é hora de determinar o desempenho dos seus recursos. Para calcular o seu "Retorno do Investimento", ou ROI, pegue o valor atual, menos sua base de custo, dividido pela base de custo multiplicada por 100. Por exemplo, se você comprou uma ação em $ 10 e um ano depois, ela está sendo negociada a $ 15, seu ROI é 50 por cento. Esse cálculo é feito em uma coluna separada intitulada "ROI".

Mantenha totais acumulados de seu crescimento de ativos para fácil referência. Atualize o valor de seus ativos pelo menos uma vez por ano e, de preferência, trimestralmente. Se você não conseguir obter um valor de mercado específico, como em uma propriedade imobiliária, use uma estimativa pesquisada. Isso pode incluir encontrar o preço de uma propriedade comparável que foi vendida recentemente.

Represente graficamente suas estatísticas. Visualmente, ver como cada ativo está se desenvolvendo ao longo do tempo lhe dará uma noção muito maior de quais ativos realmente estão funcionando para você e quais estão com desempenho insatisfatório. Cada ativo pode ser representado graficamente separadamente selecionando todos os dados na linha e, em seguida, clicando em "Inserir gráfico de linhas". Dependendo da planilha usada, o método para inserir um gráfico pode variar um pouco.

dicas

  • Mantenha sua planilha limpa e organizada. Se você manteve investimentos por um longo período de tempo e a planilha está se expandindo demais para a direita, é possível excluir colunas de vários anos atrás e substituí-las por uma coluna de resumo anual. Registre o preço de fechamento anual na coluna de resumo.
  • Se você observar um ativo que está continuamente com desempenho insatisfatório, considere vender o ativo ou discutir um investimento alternativo com seu planejador financeiro.