Como Investir Corretamente

Autor: | Ultima Atualização:

Investimento inteligente requer paciência e planejamento.

Selecionar investimentos é muito parecido com experimentar roupas: o que realmente combina com você pode não parecer bom para outra pessoa. Algumas pessoas adotam uma abordagem tradicional e conservadora em relação ao que vestem - e no que investem. Outras combinam com o que é novo e moderno - as roupas mais quentes e as melhores ações. Ao construir uma carteira de investimentos, você precisa considerar seu estágio de vida, seus objetivos financeiros e sua disposição em aceitar riscos.

Decida quanto tempo você quer se comprometer a investir. Se você quiser escolher ações individuais ao revisar publicações como a Pesquisa de investimento da Value Line, que inclui classificações de ações da 1,700, você terá que dedicar o tempo necessário para estudar investimentos potenciais. Se você não tem tempo ou interesse em aprender sobre seleção de ações, deixe os profissionais fazerem isso por você, investindo em fundos mútuos. São fundos com grupos de ações e títulos, e vários tipos de fundos estão disponíveis para atender às necessidades dos investidores agressivos ou conservadores.

Diversifique seus investimentos. Nunca é uma boa ideia colocar todo o seu capital de investimento em uma ou duas ações. Espalhar seu dinheiro em meia dúzia ou mais de ações ou fundos mútuos pode ajudar a limitar seu risco. Um estoque com desempenho particularmente bom pode atenuar o efeito de outro que está caindo de preço.

Decida sobre um modelo de alocação de ativos. Considera-se prudente possuir um mix de ações e títulos e manter uma parte de seus fundos em dinheiro caso você precise usar parte do dinheiro. Um modelo padrão é subtrair sua idade do 100 para determinar a porcentagem de fundos a serem retidos em ações. Por exemplo, um 25 anos de idade teria um portfólio 75 por cento investido em ações. Outro modelo tradicional é ter 55 por cento em ações, 35 por cento em títulos e o restante em dinheiro.

Considere sua atitude em relação ao risco. Decida se você pode aceitar a possibilidade de perder uma parcela significativa de seu investimento se o mercado de ações cair drasticamente. Se riscos como esses o deixam desconfortável, construa uma carteira de aversos ao risco com ações de empresas grandes e estáveis, juntamente com títulos de qualidade e alguns investimentos sem risco, como uma conta poupança.

Resista ao impulso de saltar para o mercado de ações com todo o dinheiro que você acumulou. Tente uma estratégia de média de custo do dólar, investindo a mesma quantia em dólares a cada mês ou trimestre. Esse método permite que novos investidores se tornem pacientes, investidores de longo prazo, através de bons mercados e ruins, em vez de tentarem agendar as oscilações no mercado, o que é difícil de fazer.

Analise seus investimentos e estratégias de investimento pelo menos duas vezes ao ano. Ser um investidor de longo prazo não significa simplesmente comprar ações e ignorá-las. Às vezes, é melhor vender uma ação ou um fundo mútuo que esteja com desempenho ruim e reimplantar o capital em um melhor.

dicas

  • O site da Morningstar tem extensas análises de fundos mútuos e pode ser um guia inestimável para ajudá-lo a selecionar os fundos que atendem aos seus critérios de risco vs. recompensa.
  • Visite sua biblioteca pública e veja se ela está inscrita na Value Line ou em outros guias de investimento.

Aviso

  • Certifique-se de olhar para o retorno do fundo mútuo nos últimos três a cinco anos, não apenas no último ano. Muitas vezes, fundos que têm retornos extraordinários em um ano não são capazes de repetir o desempenho no ano seguinte.