Se por qualquer motivo você não conhecer a idade do filhote, pode descobrir examinando os dentes dele. Um cão totalmente crescido tem dentes permanentes 42, mas à medida que crescem em diferentes momentos, você pode estimar a idade do filhote examinando os dentes adultos que já passaram.
Dentes adultos crescentes
Abra a boca do seu cachorro colocando a mão na ponte do nariz e deslizando o polegar para trás do dente de trás.
Ligue a lanterna com a mão livre e verifique quantos dentes o seu cachorro tem. Se ele tem dentes 28, pequenos dentes pontudos brancos, então ele está entre 6 semanas e 3 meses de idade.
Procure por dentes maiores entre os menores. Estes são os dentes permanentes e começam a aparecer quando o seu cachorro está em torno de 2 a 5 meses. Dentes diferentes surgem em momentos diferentes. Depois dos meses 5, os dentes centrais, os dentes intermediários, os dentes dos cantos, os caninos e os primeiros pré-molares devem ter todos aparecido. Nos meses 6, o filhote deve ter o segundo, terceiro e quarto pré-molares e os primeiros molares. Quando o seu segundo e terceiro molares chegarem aos meses 7, ele terá seu conjunto completo de dentes adultos.
Um cão com um conjunto completo de dentes permanentes
Examine a cor dos dentes do seu cão. Se os dentes de trás do seu cachorro estão começando a ficar amarelos, ele está entre 1 e 2 anos de idade. Quanto mais velho seu filhote estiver, mais amarelo será o dente dele. Se o filhote estiver entre 3 e 4 anos, poderá notar uma descoloração escura no topo do dente e na linha da gengiva. Este é o começo do acúmulo de tártaro.
Ver grandes quantidades de tártaro que se estendem desde a linha da gengiva até os dentes do seu cão indica que o seu cão está entre 5 e 6 anos de idade.
Ver dentes castanhos, rombos e desgastados, bem como um aumento do tártaro, indica que o seu cão tem 7 anos ou mais.
Itens que você precisará
- lanterna