Comer em excesso e certos alimentos podem atrapalhar o sono e prejudicar sua saúde.
Se você é como a maioria das pessoas, consome a maior parte das calorias após o pôr do sol. Enquanto a mastigação noturna pode ser agradável, e às vezes prática, se uma agenda frenética não permite muito tempo de refeição, comer à noite pode afetar negativamente o seu bem-estar. Você não precisa parar tarde da noite completamente, mas alterar sua rotina para enfatizar certos alimentos e hábitos pode ajudar a protegê-lo dos riscos relacionados. Para uma orientação específica, procure orientação de um nutricionista registrado.
Efeitos metabólicos
É possível que seu corpo metabolize os alimentos consumidos quando você deveria estar dormindo com menos eficiência, aumentando o risco de ganho de peso. Embora a pesquisa esteja faltando em seres humanos, um estudo envolvendo ratos publicado na "Obesity" em outubro 2009 descobriu que ratos alimentados com uma dieta rica em gordura, quando deveriam ter dormido eram mais propensos a ganhar peso com a mesma comida em comparação com ratos alimentados durante horas de vigília normais.
Escolha de comida
O fator mais importante se você experimenta efeitos nocivos de comer tarde da noite é a sua escolha alimentar, de acordo com a Dra. Mary Flynn, nutricionista do The Miriam Hospital em Providence, Rhode Island. Os lanches que as pessoas tendem a agarrar enquanto estão sentados à noite são insalubres. É menos provável que você coma uma tigela de legumes cozidos à noite, por exemplo, que sorvetes ou batatas fritas. Salgadinhos com baixo teor de nutrientes são fáceis de comer em excesso, o que pode levar ao ganho de peso. Comer alimentos gordurosos ou condimentados à noite pode desencadear sintomas que dificultam o sono, como desconforto abdominal e azia. Por outro lado, lanches balanceados e saudáveis podem melhorar o sono, fazendo com que seu cérebro produza a serotonina, um produto químico calmante. Fazer isso também pode evitar que as dores da fome o acordem no meio do sono.
Comer sem mente
Não apenas as escolhas alimentares noturnas são geralmente ruins, mas elas tendem a ser consumidas sem pensar, ou rapidamente e com pouca consciência. Sua mente não pode, por exemplo, se concentrar no seu nível de fome ou tamanho das porções enquanto assiste à televisão ou à leitura. Quanto mais você participa de refeições sem pensar, mais habitual e automático se torna, diz a Dra. Heidi Grant Halvorson, psicóloga e escritora colaboradora de "Psychology Today". Comer despreocupado se presta a comer em excesso, ganho de peso, indigestão e, se você o fizer pouco antes de dormir, interrompe o sono.
sugestões
Se você está com fome à noite, o Dr. Timothy Morgenthaler, especialista em sono da Mayo Clinic, recomenda um lanche equilibrado, como cereais com leite desnatado. Para um sono melhorado, coma fontes de carboidratos mais saudáveis, como grãos integrais, para aumentar a produção de serotonina. Combinar carboidratos saudáveis com alimentos ricos em proteínas magras pode melhorar esses efeitos, porque aves, laticínios e outras fontes de proteína fornecem triptofano, um aminoácido que ajuda seu cérebro a produzir serotonina de forma eficiente. Evite alimentos ricos em gordura, como carnes gordurosas e frituras, antes de dormir para evitar azia, indigestão e problemas de sono. Para reduzir os excessos, troque os hábitos alimentares irracionais, como mastigar antes da TV, com outras atividades, como um banho quente, e sirva-se de porções razoáveis de comida, em vez de comer diretamente das embalagens. Comer refeições e lanches saudáveis durante o dia pode ajudar a minimizar a fome noturna.