
Os orçamentos familiares podem ser criados em software de planilhas.
Acompanhar com precisão as suas despesas e receitas familiares pode ajudá-lo a equilibrar suas prioridades e responsabilidades financeiras. Resumir sua renda e alocar suas despesas pode ajudá-lo a manter um saldo de caixa positivo e se preparar para despesas antecipadas. Se o seu orçamento não for equilibrado, talvez seja necessário procurar maneiras de reduzir despesas ou aumentar sua renda. O excesso de renda poderia ser colocado em um fundo de emergência para despesas imprevistas ou investido.
Anote todas as suas fontes de renda. Concentre-se em sua renda real, não em sua renda antes de impostos ou deduções para facilitar o processo orçamentário. Se os seus totais de receita variarem, crie uma estimativa com base nos seus períodos anteriores de renda e ajuste-a com base em quaisquer reduções ou aumentos que você antecipar no futuro próximo.
Crie uma lista de despesas que você paga mensalmente, trimestralmente ou anualmente. Essas despesas podem incluir pagamentos rotineiros de moradia, seguro, pagamentos de empréstimos, pagamentos de assistência médica e creches. Você também deve incluir despesas variáveis, como serviços públicos, despesas antecipadas de automóveis, roupas e outras despesas. Calcule suas despesas onde quer que você não tenha um valor exato. Observe a frequência de pagamento e o valor do pagamento na sua lista ao lado de cada despesa.
Formate sua planilha. Você pode optar por colocar seus dados em uma folha de papel física ou usar um programa de planilhas baseado em computador. Na parte superior da sua planilha, liste períodos de tempo. Você pode dividir seu orçamento em segmentos semanais, mensais ou trimestrais. Coloque os nomes das categorias de receita e despesa ao longo da coluna esquerda da sua planilha. Considere o uso de categorias de salário, renda, investimentos, alimentos, hipoteca e despesas com automóveis. Personalize suas categorias para sua situação financeira e estilo de vida.
Calcule a quantia de dinheiro que deve ser colocada em cada categoria para cada período de tempo. Por exemplo, se você estiver construindo um orçamento familiar mensal, adicione todos os pagamentos salariais para todos os membros da família para colocar na categoria "Salário".
Insira todos os totais calculados na sua planilha com a categoria e o período corretos de receita ou despesa. Coloque as despesas como valores negativos e renda como valores positivos para cálculos fáceis.
Resumir todos os totais na parte inferior de cada coluna e para a planilha total. Esses totais devem permitir que você veja seu status financeiro para cada período de tempo. Se as suas despesas forem maiores que sua renda, você terá um total negativo. Se os seus gastos forem inferiores ao seu rendimento, você deve ter uma soma positiva ou nula.




