Como Escolher Um Sistema De Negociação De Ações

Autor: | Ultima Atualização:

Comerciantes de ações procuram por sistemas vencedores

Sistemas de negociação de ações abundam, mas apenas três deles são amplamente reconhecidos na comunidade de investimentos: negociação algorítmica, negociação de valor e negociação de momentum. Outros sistemas, muitos deles baseados na série Fibonacci, como a Eliot Wave Theory, têm seus proponentes, mas pesquisas indicam que seus resultados preditivos não são melhores que o acaso.

Negociação Algorítmica

O modelo de negociação algorítmica consiste em uma coleção de supercomputadores tripulados por uma grande equipe de pessoas com Ph.D em física e matemática. Esses especialistas usam análise quantitativa para identificar coisas como anomalias de preços entre diferentes mercados de negociação e plataformas que podem durar apenas um curto período de tempo, e usam essas informações para comprar ou vender quantidades muito grandes de ações. Os tráfegos de entrada e saída novamente podem levar apenas alguns milissegundos. Um artigo da 2009 "New York Times" sobre o assunto observou que mais de dois terços do volume de negócios nas principais bolsas norte-americanas eram transações algorítmicas. Somente usuários com capital substancial podem realizar negociações algorítmicas.

Investimento em Valor

O valor investidor busca comprar ações que pareçam estar subvalorizadas quando submetidas a uma análise fundamental do valor da empresa. Uma ação seria atraente, por exemplo, se fosse negociada a menos que seu valor patrimonial líquido - o valor de todos os componentes físicos da empresa, como prédios, equipamentos, estoques e outras propriedades. O investidor em valor também procura empresas cujos dividendos declarados regularmente formam uma porcentagem mais alta do preço das ações do que outras ações similares, como ações de transporte que regularmente declararam um dividendo de 5 enquanto outras ações de transporte declararam um dividendo de 2 por cento a 3. O livro clássico sobre investimento em valor é "The Intelligent Investor", de Benjamin Graham, publicado pela primeira vez em 1934, e revisado em 2006 com material adicionado por Warren Buffet.

Momentum Negociação

A troca de impulso leva quase a abordagem oposta. Enquanto o investidor de valor procura determinar o valor intrínseco de uma ação, o operador de momentum compra ações com base em seu recente desempenho de preço sem considerar seu valor fundamental. Embora existam muitas variantes de negociação de momentum, a idéia básica é que uma ação que recentemente aumentou significativamente em valor e tenha superado seu setor do mercado geralmente tenderá a continuar a fazê-lo até que algum evento externo significativo mude a percepção do investidor. "The Investor's Business Daily", um jornal diário, oferece atualizações diárias dos padrões de momentum de preços da maioria das ações em todos os principais mercados e é um bom lugar para começar a aprender sobre a estratégia.

Outros sistemas de negociação

Muitos sistemas de negociação de ações derivadas matematicamente têm uma suposta relação com a série de Fibonacci. Os proponentes afirmam que as séries (1,1, 2, 3, 5, 8 ...), onde o próximo número é determinado somando os dois números mais recentes, são encontradas amplamente na natureza e podem ser usadas para prever coisas como reversão pontos em que o preço de subida ou descida de uma ação será revertido. A teoria da onda de Eliot, amplamente seguida, é uma exposição elaborada do sistema. "Magic Numbers in the Dow", uma extensa análise de várias estratégias de negociação de ações baseadas em Fibonacci por dois economistas de Londres, conclui que às vezes as análises de Fibonacci combinam com resultados reais, mas "não mais do que seria esperado pelo acaso".