Leis De Proteção Do Consumidor Em Disputas De Cartão De Crédito

Autor: | Ultima Atualização:

As leis federais protegem os consumidores em disputas de cartão de crédito.

O governo federal tem leis de defesa do consumidor que limitam a responsabilidade do consumidor por disputas de cartão de crédito. Você tem que fazer a sua parte, no entanto, para usar as proteções. Isso significa prestar muita atenção em suas faturas de cartão de crédito todos os meses, para que você detecte fraudes e erros em suas contas rapidamente.

Lei de Cobrança de Crédito Justo

O objetivo do Fair Credit Billing Act é proteger os consumidores de cobrança de cartão de crédito injusta ou imprecisa. Com esta lei em vigor, você pode ter confiança em usar seus cartões de crédito ou contas por causa das proteções oferecidas a você. O FCBA, no entanto, não cobre empréstimos, contratos de parcelamento e cartões de débito.

Disputas cobertas

O FCBA aplica-se a litígios decorrentes de erros de faturamento. Isso inclui cobranças não autorizadas no seu cartão de crédito e cobranças incorretas - ou até cobranças com o valor ou a data de faturamento incorretos. O FCBA limita a responsabilidade do consumidor por cobranças não autorizadas a $ 50. Disputas cobertas adicionais incluem cobranças que você recebe por serviços ou itens que você não aceitou ou recebeu. Se um credor não contabilizar corretamente os pagamentos e créditos de devoluções, ou não enviar sua declaração para o seu endereço atual - depois de você ter enviado corretamente um formulário de mudança de endereço - esses problemas também se enquadrarão em disputas cobertas.

Procedimento de disputa

Escreva uma carta ao credor usando o endereço de "consultas de faturamento". Inclua seu nome completo, seu endereço de faturamento e seu número de conta. Descreva o erro de cobrança ou disputa completamente, incluindo o valor da cobrança incorreta e as razões detalhadas que explicam por que você afirma que a cobrança está errada. Faça uma cópia extra da carta e guarde-a para seus registros. Se você tiver recibos ou documentação que suporte sua posição, faça cópias desses papéis e coloque as cópias com a carta. Envie a carta por carta registrada com um recibo de retorno solicitado. Sua carta deve chegar ao credor dentro de 60 dias da data em que você recebeu a primeira declaração com o erro. O credor tem de enviar-lhe uma carta que reconhece o recebimento da carta de disputa no prazo de 30 dias após a obtenção da sua carta, a menos que o credor apenas resolva o problema. Se a resolução demorar mais, o credor tem dois ciclos de faturamento para resolver a disputa.

Disputas de qualidade

Questões que surgem da qualidade dos serviços ou bens que você pagou não se enquadram no título de "erros de faturamento". Isso significa que o FCBA não cobre essas disputas. Mas, se você pagou por algo que ficou aquém de suas expectativas, você ainda tem recursos, desde que sua compra atenda a determinados critérios. A compra deve ser de pelo menos $ 50 e no seu estado de residência ou a 100 milhas do seu endereço de faturamento. Você também precisa fazer um esforço sério para resolver o problema com o comerciante. Contanto que você atenda a esses critérios, use o mesmo procedimento de disputa usado nas disputas do FCBA.