Mostre ao seu supervisor que sua equipe pode contar com você.
É o tempo de revisão de desempenho. Quando você lê a seção "Precisa melhorar", você se encolhe com a descrição: "Não é um jogador de equipe." Você pode ser trabalhador, confiável e altamente qualificado, mas se você é introvertido, quieto ou simplesmente prefere trabalhar sozinho, seu chefe pode assumir que você não está disposto ou não pode trabalhar como um membro efetivo da equipe. Em um ambiente de trabalho competitivo, até mesmo uma falha percebida pode colocá-lo no bloqueio. Mudar a mente do seu chefe pode significar a diferença entre uma promoção e a linha de desemprego.
Seja um pouco íntimo com seus colegas de trabalho, mesmo que seja da sua natureza ser tímido ou recluso. Pergunte sobre tarefas nas quais eles estão trabalhando, clientes com quem estão interagindo ou outros aspectos do projeto atual. Junte-se aos colegas durante o almoço, coffee breaks e happy hours ocasionais. Seus colegas de trabalho e gerente verão você como interessado e atencioso. Quem sabe, você pode até se divertir!
Intensifique quando um colega precisar de ajuda. Voluntário para tarefas. Fingir um projeto com um prazo implacável ou fingir um telefonema importante pode tirá-lo de outra tarefa, mas isso não ajudará sua causa. Arregaçar as mangas quando a sua equipe precisa de você pode ter um grande impacto na opinião do seu gerente sobre você.
Procure aconselhamento, assistência e feedback de outras pessoas. Se você acha que pedir ajuda fará com que pareça menos competente, pense novamente. Abrir-se para a entrada e ajuda de seus colegas mostra que você se considera parte da equipe.
Seja flexível quando as coisas não saem como planejado. As chances são boas que as circunstâncias vão mudar durante um projeto ou trabalho diário. Choramingar ou ficar com raiva quando você tem que acomodar condições inesperadas só faz você parecer uma diva. Ajuste-se sem reclamar e observe as mudanças como oportunidades de crescimento ou aprendizado.
Elogie um colega de trabalho com seu gerente. Conversar com seus colegas mostra que você trabalha de perto o suficiente com eles para aprender onde estão suas habilidades, e também sugere que você é capaz de pensar nos outros antes de si mesmo, que é o que significa ser um membro da equipe.