Sopros cardíacos devem ser avaliados prontamente para evitar consequências potencialmente devastadoras.
Os sintomas que incluem vômito e pernas paralisadas podem resultar de trauma físico, como fratura pélvica ou lesão medular, além de doença neurológica e paralisia por carrapatos. Uma causa comum, no entanto, não se origina do sistema neurológico de um gato. Os sinais alarmantes podem vir diretamente de seu coração.
Doença cardíaca em gatos
Se seu gato demonstrou sinais de doença cardíaca ou seu veterinário simplesmente detectou um sopro ou batimento cardíaco irregular em seu exame físico de rotina recente, ele provavelmente buscará mais diagnósticos para descartar cardiomiopatia hipertrófica felina. A HCM é a doença cardíaca mais comumente diagnosticada em gatos, caracterizada por músculos espessados no coração. Este espessamento muscular reduz o espaço para o sangue oxigenar e bombear através do ventrículo esquerdo e além para o resto do corpo do seu gato. Embora certas raças, como os Maine Coons, sejam geneticamente predispostas à HCM, a causa exata ainda é desconhecida.
Sintomas de miocardiopatia
Os sintomas da CMH incluem respiração rápida, respiração ofegante e dificuldade para respirar. Seu gato também pode vomitar ou tossir. Ela pode parecer lenta e ter uma diminuição do apetite acompanhada de perda de peso. Os ritmos cardíacos irregulares podem levar ao acúmulo de líquido no peito ou desmaios. Outro resultado sério é conhecido como tromboembolismo, que ocorre quando um coágulo de sangue se forma dentro do coração e é bombeado para o ponto de ramificação dos vasos sangüíneos que fornecem sangue para os membros posteriores. O coágulo se aloja nessa junção e corta o suprimento de sangue e o oxigênio para as patas traseiras, causando paralisia.
A importância do diagnóstico imediato
Os efeitos da CMH e a resposta ao tratamento variam com cada gato. Alguns gatos afetados pela CMH podem passar anos sem apresentar nenhum desses sinais, enquanto outros podem sofrer de um tromboembolismo doloroso ou ser vítimas de morte súbita. Por esse motivo, qualquer murmúrio ou batimento cardíaco irregular observado pelo seu veterinário deve ser investigado de acordo com suas recomendações. O teste diagnóstico mais típico é o ecocardiograma, que é uma ultrassonografia não invasiva do coração. O diagnóstico da cardiomiopatia hipertrófica antes que ocorra a insuficiência cardíaca oferece a muitos gatos a melhor chance de boa qualidade de vida com o uso de medicamentos para controlar a condição.
Prognóstico do seu gato
Um tromboembolismo é doloroso e é devastador testemunhar um em seu gato. Se o seu amigo felino sofre um tromboembolismo, o trabalho em equipe entre você e seu veterinário é a chave para alcançar o resultado mais favorável. Embora alguns gatos que sobrevivem a um tromboembolismo sofrerão um episódio repetitivo, com os cuidados adequados, a maioria dos gatos pode recuperar a função normal das pernas. Não importa quando um diagnóstico definitivo de HCM é feito pelo seu veterinário, seu papel como observador da condição geral do seu gatinho e como ela responde aos medicamentos prescritos é crucial para sua sobrevivência.