Como Calcular A Taxa De Juros Para Uma Conta Poupança

Autor: | Ultima Atualização:

Uma fórmula simples revelará os juros acumulados em sua conta de poupança.

O dinheiro que você depositar em uma conta poupança produzirá uma receita conhecida como interesse. Esse ganho é uma porcentagem do seu saldo atual e é listado pelo banco como um retorno anual. O dinheiro ganho em juros, por si só, renderá juros, o que pode tornar os ganhos potenciais da sua conta de poupança difíceis de calcular. Você pode usar uma fórmula simples, no entanto, para fazer uma estimativa precisa de seus ganhos eventuais.

Descobrir o retorno anual do seu saldo original. Você pode fazer isso multiplicando primeiro o seu depósito inicial pela taxa de juros especificada. Por exemplo, colocar US $ 15.000 em uma conta que recebe uma taxa de juros anual de 3% seria escrita como US $ 15.000 x 0,03. O número resultante é a quantidade de juros que você receberia no decorrer de um ano; neste caso, $ 450.

Divida seu retorno anual em incrementos diários. Basta pegar o número que você calculou anteriormente, US $ 450, e dividi-lo por 365 dias. Este exemplo forneceria US $ 1,23 acumulados diariamente em sua conta. No entanto, a maioria dos bancos depositará seus ganhos de juros no final de cada mês. Por um mês de 30 dias, isso totalizará US $ 36,98, o que tornaria seu saldo final US $ 15.036,98.

Calcule os juros do seu novo saldo. Muitos bancos oferecem contas de poupança que funcionam de acordo com o princípio de juros compostos. Isso significa que você ganhará juros adicionais sobre qualquer dinheiro que tenha depositado, junto com qualquer um que você tenha ganho previamente em juros. Os juros geralmente são acumulados diariamente e pagos mensalmente. Ao final de 30 dias, portanto, os mesmos 3% começarão a ser aplicados ao seu novo saldo de US $ 15.036,98. Você começará a receber um retorno diário sobre esse valor, que será acumulado até que seja adicionado à sua conta no final do mês.