Como Orçamento Para O Iniciante

Autor: | Ultima Atualização:

Criar um orçamento pode ajudar você a aproveitar ao máximo seu dinheiro.

Orçamento é um dos principais conceitos fundamentais de finanças pessoais, mas saber como criar um ainda é um mistério para muitas pessoas. Orçamento é frequentemente visto como o equivalente a privação financeira. Se feito corretamente, no entanto, um orçamento pode ajudá-lo a alcançar a liberdade financeira. Se você é um iniciante em orçamento, aprender como criar um plano de gastos mensais é o primeiro passo para manter suas finanças sob controle.

Determine quanto dinheiro você está ganhando por mês. Não é possível criar um orçamento com sucesso se você não sabe o quanto está entrando. Você deve criar uma lista de todas as receitas que recebe mensalmente de todas as fontes, incluindo pagamento do seu trabalho, dinheiro que você faz de um show paralelo ou hobby, apoio a filhos ou cônjuges, receita de juros, etc. Se sua renda varia ao longo do ano, pode ser mais fácil usar sua renda média mensal como ponto de partida.

Faça uma lista de todas as suas despesas básicas mensais, incluindo pagamentos de aluguel ou hipoteca, pagamento de carro, utilitários, mantimentos, gás, pet care, seguro, etc. Agora, compare suas despesas básicas totais com sua renda mensal total. Se sua renda for maior que suas despesas, você já terá um bom começo. Se as suas despesas básicas excederem sua renda, analise cuidadosamente cada uma delas para determinar como você pode reduzir seus custos.

Anote tudo o que você gasta diariamente. Não saber onde seu dinheiro realmente está indo pode ser um grande problema para o orçamento, e acompanhar seus gastos ajuda a identificar áreas onde você pode cortar custos. Se você está apenas começando a orçamentar, é recomendável acompanhar seus gastos por pelo menos um mês ou dois para estabelecer seus padrões de gastos.

Adicione todas e quaisquer dívidas, incluindo empréstimos hipotecários, empréstimos de carro, cartões de crédito, empréstimos estudantis e contas médicas. Em seguida, adicione os pagamentos mínimos para suas dívidas e quanto você está realmente pagando a cada mês. Se você apenas fizer pagamentos mínimos em suas dívidas, deve repassar cada uma das suas despesas básicas para ver se pode cortar gastos. Depois de encontrar dinheiro extra em seu orçamento, você poderá usá-lo para pagar suas dívidas mais rapidamente.

Separe parte da sua renda em cada período de pagamento especificamente para a poupança. A criação de um fundo de emergência de dinheiro pode protegê-lo no caso de uma despesa inesperada ou perda temporária de renda. Idealmente, você deve ter de seis a oito meses de despesas salvas. Se o seu orçamento recém-criado ainda estiver um pouco apertado, comece com $ 10 ou $ 20 por semana e aumente suas economias ao eliminar suas dívidas.

Itens que você precisará

  • Lista de despesas mensais
  • Extratos de pagamento ou declarações de renda mais recentes
  • Lista de dívidas
  • Caneta e papel ou software de orçamento

Ponta

  • Ultrapasse seu orçamento regularmente para procurar áreas onde possa reduzir os gastos.

Aviso

  • Não se esqueça de deixar espaço no seu orçamento para alguma diversão barata. Criar um orçamento que seja muito rigoroso deixará você se sentindo privado, o que pode, na verdade, levar a gastos excessivos.