Seja um chefe melhor aprendendo como seus funcionários aprendem.
No local de trabalho, você pode assumir o papel de professor. Os funcionários precisam aprender novas estratégias de negócios, tecnologia e habilidades. No entanto, você não pode simplesmente lançar novos conhecimentos nos funcionários e esperar que isso se mantenha. A Teoria do Aprendizado Social de Bandura descreve como pessoas diferentes são aprendizes melhores ou piores, dependendo do contexto social do aprendizado. Leve essa teoria em consideração para garantir que toda a sua equipe esteja na mesma página.
Use os três contextos de aprendizagem ao introduzir material novo: demonstração de modelo ao vivo, instrução verbal e modelagem simbólica. Por exemplo, ao introduzir um novo estilo de interação com os clientes, você deve fornecer uma interpretação ao vivo de falar com um cliente, fazer uma breve palestra sobre diretrizes e fornecer um fluxograma do processo.
Sessões de ensino abertas, chamando a atenção dos funcionários. Isso geralmente envolve separá-los das distrações do local de trabalho. Em uma reunião curta, os funcionários estão pensando sobre o que precisam fazer quando voltarem para suas mesas. Ao iniciar um novo tópico, reserve um dia inteiro ou a segunda metade do dia para se concentrar na introdução do material.
Motive os funcionários a reter o novo material mostrando-lhes como isso os ajudará em suas atividades diárias. Você também pode oferecer recompensas, como fornecer bebidas ou deixar os funcionários em dia cedo, se demonstrarem domínio do material.
Proporcionar oportunidades para recuperar e usar materiais em futuras reuniões e cursos de atualização. Se você não usá-lo, você pode perdê-lo.
Recompense os funcionários que demonstrarem com sucesso o domínio do novo conceito. Isso pode ser bônus, preferência por promoção ou uma festa de pizza no escritório ou cervejas depois do trabalho. Recompense a equipe por atingir as metas da equipe, mas evite rotular as pessoas como vencedores ou perdedores.