Perigos Ergonômicos No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Os riscos ergonômicos diferem pelo tipo de trabalho que você faz.

Perigos ergonômicos no local de trabalho podem causar ferimentos e dias perdidos no trabalho. Esses perigos são o resultado de condições físicas que você pode enfrentar por causa das tarefas que você executa, do equipamento que você usa ou das condições nas quais você é forçado a permanecer durante todo o dia de trabalho. Saber o que procurar e como isso afeta você pode ajudar a eliminar o problema.

OSHA

A Administração de Segurança e Saúde Ocupacional é a agência encarregada dos regulamentos de criação que regem a segurança dos trabalhadores no trabalho. A OSHA desenvolveu diretrizes a serem seguidas para muitos setores e criou um regulamento geral para todos aqueles que não possuem regras específicas que lhes dizem respeito. Em geral, a agência garante que os empregadores tomem as medidas necessárias para proporcionar um ambiente seguro e sem risco para trabalhadores de todos os tipos. A OSHA também informa às empresas que têm casos anormalmente elevados de lesões e doenças no local de trabalho que mudanças devem ser feitas para manter os números sob controle. Se sua empresa não está seguindo as regras, a OSHA é o lugar certo.

Lesões Físicas

Alguns tipos de trabalho se prestam a lesões devido ao uso de ferramentas e equipamentos perigosos, levantamento pesado ou repetitivo, longas horas em pé ou outras ações fisicamente exigentes. Construção, fabricação e transporte são indústrias nas quais a elevação e o maquinário causam riscos ergonômicos e ferimentos. Para evitar que tais riscos afetem a força de trabalho, as empresas devem fornecer aos funcionários os equipamentos necessários, como luvas de proteção ou opções com rodas e automáticas para o movimento de objetos pesados. Eles também devem reduzir o tamanho e o peso dos materiais em questão e ajudar a eliminar a ocorrência de ferimentos relacionados.

Escritório

O escritório moderno pode não ser o primeiro lugar que você pensa quando se trata de lesões no local de trabalho, mas há muitos riscos ergonômicos a serem enfrentados, mesmo quando sentado em uma mesa. O simples ato de digitar pode causar lesões, como síndrome do túnel do carpo e artrite. Períodos estendidos sentados em uma cadeira podem danificar sua coluna e causar dor ciática ao longo do tempo. Longos períodos em pé ou sentado desajeitadamente podem prejudicar sua postura e causar todos os tipos de problemas esqueléticos e dor. Para evitar que os riscos ergonômicos causem ferimentos no escritório, as empresas devem oferecer um espaço de trabalho confortável e de apoio com cadeiras adequadas e espaço suficiente para que os funcionários fiquem fisicamente livres. Experimente exercícios de pulso e intervalos entre longas sessões de ações repetitivas, como digitar, para ajudar a relaxar músculos e tendões que podem ser suscetíveis a lesões.

Temperaturas

Temperaturas frias podem exacerbar os efeitos de alguns riscos ergonômicos existentes e ser um também. Temperaturas frias endurecem os músculos, reduzem a flexibilidade e afetam negativamente sua capacidade de sentir o que você está tocando. Todos esses fatores podem causar ferimentos ao trabalhar com materiais ou ferramentas perigosas, realizando ações fisicamente exigentes ou apenas concluindo tarefas diárias. O frio em si pode aumentar sua probabilidade de doença. Se você trabalha em condições de frio fora ou dentro, sua empresa deve fornecer chapéus quentes, luvas e roupas, assim como o equipamento necessário para evitar que suas mãos escorreguem.

Estresse

Os estresses causados ​​pelas pressões que você enfrenta no trabalho ou por suas interações com os colegas de trabalho podem estar entre os perigos ergonômicos mais perigosos com que você precisa lidar. De acordo com o Instituto Nacional do Coração, Sangue e Pulmão, as mulheres em empregos de alto estresse têm uma taxa percentual 40 mais alta de doenças cardiovasculares do que aquelas que não são. O mesmo estudo descobriu que as mulheres que sentiam que seus empregos não eram seguros sofriam taxas mais altas de colesterol e pressão arterial do que as que não o faziam. Se você está estressado no trabalho, você pode estar pagando por isso com a sua saúde, bem como a sua paz de espírito.