Como contabilizar os dividendos reinvestidos ao calcular um retorno do portfólio
As empresas pagam dividendos aos acionistas, às vezes em intervalos fixos e, às vezes, com dividendos especiais de uma só vez. Muitas vezes, se você não tiver necessidade imediata do dinheiro, é mais fácil simplesmente reinvestir os dividendos para comprar mais ações da ação. Na verdade, algumas empresas têm programas automáticos de reinvestimento de dividendos que facilitam ainda mais esse processo. Ao calcular o retorno de sua carteira, você deve incluir o valor do estoque comprado com dividendos reinvestidos, que representam um retorno do seu investimento.
Calcular o valor do portfólio
Calcule seu custo para o portfólio multiplicando o número de ações que você comprou pelo preço pago por ação. Por exemplo, se você comprou ações 150 a $ 61 por ação, pagou $ 9,150.
Calcule o valor atual de sua carteira, multiplicando o número de ações que você possui, incluindo ações compradas através de reinvestimento de dividendos. Por exemplo, se você agora possui ações 165 no valor de $ 63 por ação, o valor atual do portfólio é $ 10,395.
Encontre a porcentagem geral de retorno
Divida o valor atual da carteira pelo custo das ações originais para encontrar a relação entre o valor presente e o custo original. Neste exemplo, divida $ 10,395 por $ 9,150 para obter 1.136. Subtrair 1 do resultado para calcular o retorno geral expresso como um decimal. Neste exemplo, subtraia 1 de 1.136 para obter 0.136.
Multiplique o retorno total expresso em decimal pelo 100 para encontrar o retorno geral expresso em porcentagem. Neste exemplo, vários 0.136 por 100 para encontrar o retorno geral são 13.6 por cento. Divida o 1 pelo número de anos que você ocupou o portfólio. Neste exemplo, se você manteve o portfólio por dois anos, divida 1 por 2 para obter 0.5.
Calcular o retorno anual da carteira
Elevar a relação entre o valor presente e o custo original ao poder de 1 dividido pelo número de anos que você ocupou o portfólio. Neste exemplo, aumente 1.136 para o poder de 0.5 para obter 1.0658.
Subtraia 1 do resultado para calcular seu retorno anual em seu portfólio, incluindo dividendos reinvestidos. Terminando o exemplo, subtraia 1 de 1.0658 para obter 0.0658, o que significa que o retorno anual médio do portfólio é de cerca de 6.58 por cento.