Quantas Vezes Os Cães Precisam Da Vacina Parvo?

Autor: | Ultima Atualização:

Labradores, rottweilers, doberman pinschers, American Staffordshire terriers e pastores alemães são mais propensos a contrair parvovírus do que outras raças de cães.

Parvo é um vírus com risco de vida que infecta cães, principalmente filhotes. É altamente contagioso e ataca o trato intestinal e os glóbulos brancos do cão e pode até mesmo danificar o coração. Uma série de três a quatro vacinações, seguidas de reforços anuais, são necessárias para garantir que um filhote seja protegido.

Série de Vacinação

Seu filhote recebeu anticorpos maternos que o protegiam contra parvovirose e outras doenças. Esses anticorpos diminuem à medida que o sistema imunológico do filhote se desenvolve. Se o filhote ainda tiver anticorpos quando for vacinado, os anticorpos impedirão a vacinação de estimular o sistema imunológico a fornecer proteções contra o vírus. Como ninguém sabe ao certo quando os anticorpos maternos desapareceram e a vacinação funcionará, e como isso pode variar de filhote a filhote, uma série de vacinas é dada a cães jovens. A esperança é que uma dessas vacinas seja dada após o corpo do filhote ter perdido os anticorpos maternos, mas antes que o filhote seja exposto ao vírus.

Cronometragem

Diferentes veterinários têm diferentes protocolos sobre o momento da vacinação. A maioria dos veterinários recomenda que um filhote receba sua primeira vacinação contra parvovírus quando tiver 8 semanas de idade. A segunda vacinação é dada em três a quatro semanas, cerca de 11 a 12 semanas. Uma terceira vacinação é administrada em três a quatro semanas, cerca de 14 a 15 semanas. A vacinação é dada às vezes três a quatro semanas mais tarde, cerca de 17 a 18 semanas. A maioria dos veterinários concordam que a vacinação final da série deve ser dada depois que o filhote tiver 4 meses de idade. Uma vez que a série do filhote esteja completa, seu cão deve receber uma vacinação de reforço a cada ano.

administração

A vacinação para parvovírus é administrada através de uma injeção. Embora possa parecer que seu filhote vai ficar muito preso em seus primeiros meses, não se preocupe. A vacinação com parvovírus é administrada através de uma injeção que é administrada sob a pele do filhote, mas não entra no músculo. A maioria dos filhotes nem percebe que está sendo dada. Os efeitos colaterais associados à vacinação contra parvovírus são raros. Quando seu filhote receber sua primeira vacinação parvo, seu veterinário provavelmente pedirá que você espere alguns minutos para garantir que seu filhote não tenha uma reação alérgica. Efeitos colaterais menos graves podem incluir febre baixa, letargia e diminuição do apetite por alguns dias.

Limitando a exposição

Como o parvovírus é contagioso, é melhor limitar a exposição do filhote até que ele complete toda a série de vacinações. Isto significa não levar o seu cachorro para a loja de animais de estimação, parque para cães ou até mesmo o groomer até que a série de vacinação esteja completa. Áreas onde um grande número de cães se reúne são os ambientes mais prováveis ​​de serem contaminados. É até uma boa ideia levar o seu cachorro quando for ao veterinário. É possível que um cão infectado com parvovírus tenha atravessado o andar do saguão. A maioria das escolas de obediência, jardins de infância de filhotes e outros programas desse tipo não aceitarão filhotes até que a série de vacinação esteja completa. Isto é para a proteção do seu cachorro, bem como a proteção dos outros cães.