Os sintomas da sarna variam de acordo com o tipo de ácaro.
As pessoas podem jogar fora o termo "vira-lata" quando se referem a qualquer cão desleixado. A sarna real é causada por ácaros, com diferentes tipos de ácaros causando diferentes tipos de sarna. Se o seu cão apresentar sintomas de sarna, entre em contato com seu veterinário imediatamente para que o tratamento possa começar.
Sarcoptic Mange
Também conhecido como sarna canina, os cães ficam sarna sarcóptica da exposição ao ácaro Sarcoptes scabei. Altamente contagioso, os sintomas de sarna sarcóptica incluem coceira horrível, geralmente cerca de uma semana após a infestação do ácaro. O coçar constante causa a formação de lesões grossas e crocantes no corpo do cão, terminando em todo o animal se a condição não for tratada. Nos piores cenários, a pele fica tão inflamada que o cachorro morre. Devido ao uso difundido de ivermectina como um preventivo dirofilariose, uma droga também eficaz na sarna, os cães neste protocolo de dirofilariose podem experimentar a exposição a ácaros sem contrair escabiose.
Sarna Demodética
Também conhecida como sarna vermelha, esta é a forma mais comum da doença em caninos. Também é causada por um ácaro, Demodex canis, que a maioria dos cães provavelmente tem em sua pele. O sistema imunológico de um cão saudável geralmente evita que essa sarna se torne problemática, mas animais jovens com sistemas imunológicos imaturos e caninos mais velhos, cujos sistemas imunológicos estão comprometidos, podem sofrer. O principal sinal de sarna vermelha é a perda de cabelo e inflamação da pele vermelha, especialmente no rosto. Este tipo de sarna não é contagioso.
Sarna Demodética Hereditária
Todos os filhotes são expostos ao Demodex canis através de suas mães, mas geralmente não os afeta ou a sarna localizada desaparece com pouco ou nenhum tratamento. No entanto, algumas raças são propensas a tipos hereditários de sarna demodética que afetam os pés. Estes incluem shar-peis e velhos cães pastores ingleses, de acordo com a ASPCA.
Diagnóstico
Ao fazer um diagnóstico, seu veterinário vai tirar uma pele raspando do seu cão. Ela então procura a presença de ácaros na amostra sob um microscópio. Como os ácaros podem se enterrar profundamente na pele, eles podem não aparecer na raspagem. Baseado em sinais clínicos, seu veterinário pode assumir que os cães sofrem de sarna, mesmo sem evidências de raspagem da pele, ou ela pode optar por uma raspagem mais profunda da pele.
Tratamento
A sarna demodética geralmente responde a aplicações de medicação tópica. O veterinário também pode prescrever medicamentos orais e xampus especiais para tratar a doença. A sarna sarcóptica é mais difícil de tratar. O veterinário provavelmente dará ao seu cão uma combinação de medicamentos orais e injetáveis, juntamente com xampus e imersões medicinais. Ou jogue fora a roupa de cama do seu cachorro e compre algo novo para dormir, ou lave-a em água quente com alvejante. Aviso - os seres humanos podem pegar sarna sarcóptica do ácaro. Se sentir coceira intensa e souber que seu cão tem a condição, entre em contato com seu médico.