Os triglicerídeos da dieta são transportados através do sangue em veículos chamados lipoproteínas.
Triglicerídeos são encontrados nas gorduras e óleos em sua dieta, e eles também podem ser feitos em seu corpo a partir de carboidratos da dieta. Os triglicerídeos são um tipo de gordura composta de três ácidos graxos ligados a uma molécula de glicerol. Triglicerídeos fornecem energia para os tecidos quando a glicose está em baixa oferta, como durante as horas da noite em que você não está comendo tão bem quanto quando está vigorosamente trabalhando ou se exercitando. Os triglicéridos são substâncias oleosas que não podem ser transportadas no ambiente aquoso do seu sangue sem a ajuda de lipoproteínas.
Triglicerídeos dietéticos
Os triglicérides nas gorduras e óleos em sua dieta são decompostos por enzimas no intestino delgado em ácidos graxos e monoglicerídeos, que são então reagrupados em triglicerídeos nas células intestinais. Os triglicéridos absorvidos são empacotados em lipoproteínas muito grandes chamadas quilomícrons que passam para a linfa e depois para o sangue. Os quilomicrons fornecem os triglicerídeos que você comeu em sua última refeição aos seus tecidos. Com a ajuda de uma enzima chamada lipoproteína lipase, os triglicerídeos da dieta são removidos dos quilomícrons e levados para os tecidos para serem usados como energia ou para serem armazenados como gordura.
Triglicerídeos do Fígado
Seu fígado pode produzir triglicérides a partir dos carboidratos em sua dieta, especialmente se você comeu mais calorias do que deveria e se as calorias extras vieram de alimentos açucarados. Seu fígado também pode produzir triglicérides a partir de ácidos graxos que são reciclados para o fígado a partir dos tecidos adiposos. Os triglicerídeos hepáticos são empacotados em lipoproteínas chamadas lipoproteínas de muito baixa densidade, ou VLDLs, que são enviadas para o sangue. VLDLs fornecem triglicerídeos para o coração e os músculos para fornecer energia, bem como para os tecidos adiposos para armazenamento.
LDL e HDL
À medida que os triglicérides são transferidos das VLDLs em seu sangue para os seus tecidos, as VLDLs são convertidas em lipoproteínas de baixa densidade, ou LDLs. Os LDLs são os principais transportadores de colesterol no sangue, mas também contêm alguns triglicerídeos. Os LDLs são absorvidos pela maioria de seus tecidos, e os triglicérides e colesterol que eles carregam são usados em suas células. Outro tipo de lipoproteína chamada lipoproteína de alta densidade, ou HDL, pode captar alguns triglicérides das outras lipoproteínas que circulam no sangue, e as HDLs podem fornecer seus triglicerídeos para o fígado e outros tecidos para energia ou armazenamento.
Triglicerídeos e Nutrição
Algumas horas depois de uma refeição, quando os quilomícrons foram retirados do sangue, os VLDLs são os principais transportadores de triglicérides no sangue. A principal causa de triglicérides de alto VLDL é muitas calorias de alimentos açucarados e muitas calorias de gorduras saturadas. Para manter seus níveis de triglicerídeos de VLDL baixos, esforce-se para substituir alimentos feitos com farinhas e açúcares refinados por alimentos integrais, frutas e vegetais e substitua algumas das gorduras saturadas em sua dieta por fontes de gorduras poliinsaturadas.