
A função renal adequada é necessária para manter os níveis adequados de potássio.
O potássio desempenha muitos papéis importantes em seu corpo, incluindo a função muscular, a manutenção do equilíbrio ácido-base, a produção de proteínas e a função normal do coração. Condições como lesões e queimaduras, exposição a certos medicamentos ou toxinas, anormalidades endócrinas e danos nos rins podem levar a altos níveis de potássio. A função renal adequada, em particular, desempenha um papel crítico no controle dos níveis de potássio em seu corpo.
Sobre o potássio
Você consome potássio em sua dieta de alimentos como carnes, legumes e frutas e laticínios. A ingestão de potássio superior aos níveis necessários, 4.7 por dia, é excretada pelos rins. Isso requer um equilíbrio cuidadoso de vários eletrólitos pelo rim, incluindo sódio e cloreto nos néfrons, estruturas semelhantes a filtros que compõem o rim. A combinação de ingestão de potássio de sua dieta e excreção pelo rim mantém um nível constante de 3.5 a 5 miliequivalentes por litro no sangue, apesar das flutuações na ingestão diária.
Disfunção Renal
Danos nos rins podem resultar de condições como diabetes e pressão alta, bem como lesões traumáticas ou exposição a toxinas. O dano resultante prejudica a capacidade de seus rins de manter o equilíbrio de eletrólitos nos néfrons, levando à excreção inadequada ou retenção dos eletrólitos e produtos químicos que devem ser filtrados. O excesso de potássio consumido na dieta não pode ser excretado pelo rim danificado. Isso resulta em um acúmulo de potássio em seu corpo.
Significado
Níveis elevados de potássio podem produzir uma ampla gama de sintomas e até a morte. Os primeiros sintomas de potássio elevado incluem náuseas, fraqueza e dormência e formigamento. Seu coração também é muito sensível a mudanças nos níveis de potássio em seu corpo. Altos níveis de potássio podem levar a um pulso fraco ou lento. À medida que os níveis aumentam, seu batimento cardíaco pode se tornar irregular. Isso representa o maior risco de altos níveis de potássio em pacientes com insuficiência renal. Se os níveis se tornarem muito altos, batimentos cardíacos irregulares podem levar a parada cardíaca e morte.
Controle dos níveis de potássio
A National Kidney Foundation sugere que pacientes com insuficiência renal, como aqueles com doença renal crônica, sigam uma dieta renal que limita o excesso de ingestão de potássio. Isso envolve evitar certas frutas, legumes e outros alimentos que são ricos em potássio. Como quase todos os alimentos contêm potássio, a National Kidney Foundation também enfatiza a moderação no planejamento dietético. Outra dica envolve a coleta de vegetais com alto teor de potássio, para que eles ainda possam ser consumidos. Consulta com seu médico ou nutricionista renal é recomendada para preocupações dietéticas específicas.




