Benefícios Gastrointestinais Do Gengibre

Autor: | Ultima Atualização:

Desde os tempos antigos, o gengibre tem sido usado como remédio nas culturas asiática, indiana e árabe.

Você pode contar com o gengibre para o seu estômago, pois tem sido um remédio natural para o tratamento de indigestão, náusea, diarréia e vômito por mais de 4,000 anos. Os chineses foram os primeiros a usar essa especiaria - Zingiber officinale - como remédio. Hoje, está prontamente disponível para compra como raiz de gengibre, gengibre em pó ou em forma líquida. Antes de começar a tomar pílulas para uma dor de estômago, converse com seu médico sobre a adição de gengibre à sua dieta.

Nausea e vomito

Infelizmente, náuseas e vômitos são comuns no curso quando se trata de cirurgias e outras doenças. Evite que esses efeitos colaterais o reduzam ao apimentar as coisas com um pouco de gengibre. O Medline Plus relata que 1 grama de gengibre ingerida uma hora antes da cirurgia evitou náuseas e vômitos 24 horas após a cirurgia. Pacientes com câncer relataram náusea causada por drogas quimioterápicas é aliviada com o aroma ou sabor de alimentos e bebidas contendo gengibre. A American Cancer Society reconhece que o gengibre pode efetivamente tratar náuseas e vômitos, mas recomenda que todos os pacientes com câncer falem com o oncologista antes de tomar o gengibre, já que a erva também pode interferir na coagulação do sangue.

Enjoo matinal

A maioria das mulheres grávidas pode atestar os males da doença de manhã. Um grama de gengibre por dia, por não mais de quatro dias, pode aliviar a náusea e o vômito associados à doença matinal. Em um estudo com mulheres grávidas 70, aquelas que tomaram gengibre relataram menos náuseas e vomitaram menos do que aquelas que tomaram placebo.

Motion Sickness

Durante séculos, os marinheiros chineses tomaram gengibre para combater a doença do mar, o que é uma boa notícia para aqueles que apreciam o luxo dos navios de cruzeiro, mas que nem sempre conseguem suportar as ondas do oceano. A Universidade de Maryland Medical Center relata que os marinheiros propensos a enjôo que tomaram gengibre em pó experimentaram menos vômitos e suores frios em comparação com aqueles que tomaram um placebo, mas a náusea não foi afetada. O gengibre provavelmente não funciona tão bem quanto os medicamentos de venda livre, mas os medicamentos OTC têm efeitos colaterais como sonolência e boca seca que você não sentirá ao tomar o gengibre.

Indisposição gástrica

Você pode usar o gengibre para tratar a indigestão e uma dor de estômago, aliviando o inchaço, que nenhuma mulher quer sentir. O gengibre aumenta as contrações musculares, ajudando a comida a sair do estômago para o intestino delgado superior. Segundo a Dra. Rebecca Chollet, uma médica neuropática, a baixa motilidade gástrica causa desconforto estomacal. Ao acelerar o processo digestivo, o gengibre alivia os sentimentos de desconforto.

Considerações

Compre gengibre fresco, seco ou como suco ou óleo. Use raiz de gengibre fresco para cozinhar e fazer chá e use gengibre em pó em pratos como frite. Não tome mais do que 4 gramas de gengibre por dia, inclusive de fontes de alimentos, e se estiver grávida, não exceda 1 por dia. Os efeitos colaterais do gengibre são raros, mas podem incluir azia, diarréia e irritação na boca. Se você está atualmente tomando medicações para diminuir o nível de sangue, diabetes ou pressão alta, converse com seu médico antes de tomar o gengibre, pois essa erva pode interferir na eficácia de sua medicação.