Alguns gatos vomitarão depois de comer a comida de outro animal de estimação.
Um gato com vômito pode causar uma pequena quantidade de sofrimento em sua família humana, especialmente se ele exibir outros sinais de doença. Quando seu gato vomita, identificar a causa pode ajudar você e o veterinário de seu amigo felino a determinar o melhor curso de ação.
Hairballs
Embora desagradáveis, bolas de pêlo são um dos culpados mais benignos por trás de um gato vomitando. Seu amigo felino se limpa com a língua, e às vezes o cabelo que ele engole não percorre todo o seu sistema digestivo. Se o cabelo se acumula no estômago, ele pode vomitar. A melhor maneira de prevenir bolas de pêlo é preparar o seu gato diariamente para remover o cabelo solto. Isto é especialmente verdadeiro para os gatos de pêlo longo propensos a derramar.
Plantas venenosas
Várias espécies de plantas são venenosas para gatos, e se o seu amigo peludo ingere um deles, o vômito é um dos primeiros sinais de sofrimento. Certas espécies de lírio, por exemplo, são tóxicas para os gatos e, de acordo com a Associação dos Criadores de Gatos, é possível uma insuficiência renal completa dentro de 36 horas após a ingestão da planta. Outras plantas que são venenosas para gatos incluem aloe, mandrake, buttercup e figo. Se você suspeitar que seu gato tenha ingerido plantas venenosas, consulte um veterinário.
Alergias
Se você já andou fora no primeiro dia da primavera apenas para ser superado por um problema de espirros, você entende os problemas de saúde associados a alergias. Quando os gatos desenvolvem alergias a alimentos e outras substâncias, seus estômagos às vezes rejeitam o irritante na forma de vômito. Este é o modo de comunicação do corpo felino que não pode processar e digerir adequadamente essa substância. Considere não apenas a comida do seu gato como um alérgeno em potencial, mas também qualquer tratamento que você der a ele por bom comportamento - ou apenas porque você o ama.
Doença
Doença gastrointestinal também pode causar vômito em gatinhos e gatos, por isso mantenha seu veterinário no circuito se o seu gato vomitar. O GI funcional, exames de diagnóstico fecal e outros podem restringir as possibilidades e indicar um curso adequado de tratamento.
Comer velocidade
Assim como os humanos, os gatos comem em velocidades diferentes. Alguns demoram-se em suas tigelas de comida, saboreando cada pedaço, enquanto outros colocam sua comida longe o mais rápido que conseguem em suas bocas. Se o seu gato tende a trancar a comida dele e ele vomita logo depois, a velocidade de comer pode ser o culpado. Isso é especialmente provável se você tiver vários gatos alimentados ao mesmo tempo, na mesma sala. A competição encoraja os gatos a comer o mais rápido possível para que não fiquem de fora. Preste atenção se você tiver outros animais de estimação, como cães, também. Os gatos às vezes esgueiram a comida das tigelas de outros animais, o que pode fazer com que vomitem. Alimentar seu gato em uma sala separada pode eliminar esses problemas.